Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Sugestão] HÁBITOS A ADOTAR

A prática de realizar cursos online no meu desktop tem se revelado extremamente útil e gratificante para mim, em todos os sentidos. Sem dúvidas, tornou-se um hábito que deverá perpetuar por muito tempo.

Por um lado, realizar cursos online sentado adequadamente, com uma mesa e uma tela de computador, além do teclado e, aquilo que considero fundamental, imprimir todas as páginas do curso, uma a uma, organizando-as em pastas identificadas hierarquizadas tal como "Pasta da Alura; Cursos da Alura; Aprender a Aprender" é essencial.

Por outro lado, e devido à ausência de tudo acima relatado, para mim cursos online em smartphones, independente da tecnologia e recursos, não funcionam de jeito nenhum. Por isso abandonei em definitivo essa prática.

Gostei muito da dica de fazer uma espécie de cartaz comunicando "Estou fazendo curso na próxima hora, retorne após XX hs, obrigado". Devo começar a tomar essa postura.

Mas a mensagem principal é falar algo sobre O APRENDIZADO EM SMART PHONES x O APRENDIZADO EM DESKTOP. Existem estudos que fizeram esse tipo e comparação?

Obrigado

Ricardo

RICARDO

3 respostas
solução!

Olá, Ricardo. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados aqui com a gente.

Ótima sua análise sobre a importância do ambiente de estudo. Criar um espaço organizado, com materiais bem estruturados, realmente faz diferença no aprendizado. Seu hábito de imprimir e arquivar conteúdos pode ajudar bastante na revisão e fixação do conhecimento.

Sobre sua dúvida, há estudos que indicam que o aprendizado em telas maiores pode ser melhor para tarefas que exigem concentração prolongada, enquanto smartphones tendem a ser melhores para revisões rápidas e consumo de conteúdos mais curtos. Se quiser testar o aprendizado no celular, pode experimentar ajustar o ambiente para reduzir distrações.

Conte com o apoio do Fórum. Abraços e bons estudos.

Olá, Ricardo! Como vai? Espero que esteja tudo bem (:

excelente tópico para discussão. Venho por meio deste deixar minha contribuição.

Primeiramente,gostaria de trazer para discussão também a quantidade absurda de recursos gratuitos que os estudantes possuem hoje,consequência do avanço global da internet e suas tecnologias. Existem excelentes recursos hoje,que apesar de simples,são de grande ajuda para nós estudantes. Citarei como exemplo o O Google Keep; um serviço de anotações da Google lançado em 20 de março de 2013. Com esta simples ferramenta,sou capaz de ver minhas anotações de qualquer dispositivo,basta fazer login com a conta do Google que utilizo.

Sobre sua análise,é de tamanha importância um ambiente de estudos limpo,organizado e com boa luminosidade.

Agora,falando sobre minha experiência própria,quando sei que irei permanecer estudando por horas,prefiro o computador pois acho mais confortável e dinâmico para realizar minhas tarefas e estudos. Dito isso,não excluo o uso do celular como ferramenta auxiliar de estudos. Existem,hoje,diversos aplicativos excelentes de estudos,muitos deles sendo gratuitos. Como exemplo,deixarei aqui o Mimo app,que oferece ótimas trilhas de estudo para quem deseja a carreira de programação. Mais informações em https://mimo.org

por último,respondendo sobre o comparativo de estudos em Desktop para com estudos no smartphone: pesquisas indicam que o celular acaba se tornando mais útil para tarefas simples e acessíveis de forma rápida,enquanto o desktop acaba sendo mais útil para maior foco,utilização de múltiplos recursos simultaneamente,entre outros.

Obrigado por utilizar o fórum,Ricardo ! espero que isso lhe seja útil de alguma forma.

Grande abraço e bons estudos !

Obrigado a ambos pelos comentários. Vou olhar as dicas do Nicholas. Com certeza serão valiosas. Ricardo