1
resposta

[Sugestão] Fazendo junto

Bom dia gente.

Entendo que existem varias formas de se separar os conteudos dentro de um processo pedagógico. uma delas é entre conteudo para iniciados conteudo para iniciantes.

Nas formações iniciais - com excessão da "iniciante a programação" - já se pode ter a idéia que quem esta estudando tem alguma bagagem e, portanto, já sabe de algumas estruturas e conceitos basicos.

Por outro lado cada vez que pressupomos o conhecimento prévio fica facil deixar para tras certas experiencias que se tem quando se pressupões a ignorancia - termo usado aqui como ausencia de conhecimento.

Acho que principalmente nas formações de iniciação a linguagens não é recomendavel começar a aula com parte do material já digitado - o que é diferente de usar um arquivo inicial no começo do curso, obviamente. Quando uma classe ou outro recurso é digitado fora do curso perdemos uma das coisas mais valiosas desse tipo de aula - a oportunidade de ver alguem mais experiente não recebendo o retorno desejado do programa, procurando a falha e resolvendo, geralmente aproveitando para nos mostrar cuidados que só a pratica pode revelar. Alem disso, é muito comum que o conhecimento ainda em construção nos faça esquecer de algum elemento, ou cometer falhas de sintaxe - que são coisas com as quais teremos que lidar no dia a dia, mas que no momento nos fazem perder tempo de estudo.

Deixo como recomendação, adotar como padrão a codificação durante as aulas nas formações iniciais ao menos.

1 resposta

Olá, Sérgio! Tudo bem?

A ideia de iniciar com parte do código já pronta é por conta do tempo. Caso desenvolvêssemos todo o código durante o curso, levaríamos uma grande parte do tempo do curso nesse processo.

Por isso, buscamos utilizar nesse código inicial o que foi desenvolvido no curso C#: orientação a objetos.

Levaremos sua sugestão em consideração e sempre que for possível iniciaremos o projeto do zero.

Estou à disposição para mais esclarecimentos.

Abraços e ótimos estudos :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software