Quando forem criar o arquivo .env, o professor fala pra criar apenas como ".env" na raiz do projeto. Fazendo assim, retornou undefined aqui para mim. A solução foi trocar o nome para ".env.local". Após fazer essa mudança está funcionando normalmente
Quando forem criar o arquivo .env, o professor fala pra criar apenas como ".env" na raiz do projeto. Fazendo assim, retornou undefined aqui para mim. A solução foi trocar o nome para ".env.local". Após fazer essa mudança está funcionando normalmente
Oi Rafael, tudo bem?
Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! É muito importante que possamos trocar informações e aprender juntos.
Realmente, em alguns casos, é necessário utilizar o nome ".env.local" ao invés de apenas ".env" para que as variáveis de ambiente sejam reconhecidas corretamente. Isso pode acontecer devido a configurações específicas do projeto ou do ambiente em que ele está sendo executado.
Um abraço e bons estudos.
Bom dia Lorena!
Sou iniciante ainda em dev com Next, mas acredito que agora o ".env.local" seja agora o padrão do Next nessa última versão dele. A documentação dele foi o que me salvou, lá eles sugerem o ".env.local". Para quem estiver desenvolvendo numa versão anterior o ".env" apenas deve funcionar.
Isso tem a ver com a versão do próprio Next ou alguma configuração do package.json?
Oi!
Essa configuração não tem relação com o arquivo package.json
. A escolha do arquivo para definir variáveis de ambiente é uma decisão da pessoa desenvolvedora e pode ser feita independentemente do arquivo package.json
.
Como você disse, escolha entre usar o arquivo .env
ou o .env.local
depende da versão do Next.js que você está usando. No Next.js 12 e versões mais recentes, o arquivo padrão é o .env.local
, enquanto em versões anteriores, como o Next.js 11 e abaixo, o arquivo padrão é o .env
.
No entanto, você ainda pode optar por usar um arquivo diferente, se preferir. Nesse caso, você deve garantir que a configuração da sua aplicação esteja apontando para o arquivo correto.
Lembre-se de que o uso de variáveis de ambiente é uma prática recomendada para proteger informações sensíveis e confidenciais.
Um abraço e bons estudos.