Projeto de acertar alvo em que implementei um sistema de dificuldade que dá pra escolher pelos botões. Pesquisei um pouco e usei duas funções novas que descobri: o forEach e o addEventListener();
<style>
main{
height: 97vh;
display: flex;
justify-content: center;
align-items: center;
flex-direction: column;
}
div{
margin-top: 20;
width: 200;
display: flex;
justify-content: space-between;
}
</style>
<main>
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<div>
<button value="1000">Fácil</button>
<button value="700">Médio</button>
<button value="400">Difícil</button>
</div>
</main>
<script>
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor){
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela(){
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
pincel.fillStyle = "lightgray";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
pincel.fillStroke = "black";
pincel.strokeRect(0, 0, 600, 400);
}
function desenhaAlvo(x, y){
limpaTela();
for(i = 3; i > 0; i--){
desenhaCirculo(x, y, raio*i, cor[i]);
}
}
function sorteiaPosicao(valorMaximo){
// Ao contrário do Math.round(), essa função arredonda o número para menos
return Math.floor(Math.random() * valorMaximo);
}
function atualizaTela(){
xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
function acertarAlvo(evento){
var x = evento.x - tela.offsetLeft;
var y = evento.y - tela.offsetTop;
if((x > xAleatorio - raio) && (x < xAleatorio + raio)){
if((y > yAleatorio - raio) && (y < yAleatorio + raio)){
alert("Acertou no alvo!");
}
}
}
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
var raio = 10;
var cor = ["blue", "red","white","red"];
var xAleatorio;
var yAleatorio;
var botao = document.querySelectorAll("button");
var velocidade = 1000;
botao.forEach(function(i){
i.addEventListener("click", function(e){
atualizaTela();
velocidade = i.value;
clearInterval(interval);
interval = setInterval(atualizaTela, velocidade);
})
})
atualizaTela();
var interval = setInterval(atualizaTela, velocidade);
tela.onclick = acertarAlvo;
</script>