1
resposta

[Sugestão] Deixando o código mais limpo

Para deixar o código mais limpo, eu decidi usar lower e strip já no input do chute. Não sei como será mais pra frente a questão de deixar a palavra secreta mais dinâmica, mas isso também poderá ser modificado utilizando as mesmas expressões. Acredito que fica melhor do que usar no for, pois ali já tem muita info e isso deixa o código mais limpo.

import random

def jogar():
    print("**************************")
    print("Bem vindo ao jogo de forca")
    print("**************************")

palavra_secreta = "banana"

enforcou = False
    acertou = False

while not enforcou and not acertou:

chute = input("Qual letra? ").lower().strip()

index = 0
        for letra in palavra_secreta:
            if chute == letra:
                print(f"Encontrei a letra {chute} na posição {index}")
            index = index + 1
        print("Jogando ...")

print("Fim do jogo!")

if __name__ == "__main__":
    jogar()
1 resposta

Olá Mateus, tudo bem com você?

Meus parabéns pela implementação do código, fico feliz que tenha compartilhado com a comunidade do fórum Alura. Essa dedicação em buscar melhores formas de deixar o código mais limpo é muito importante. O modelo apresentado no código atende bem ao que foi proposto.

No decorrer do curso o código sofrerá diversas refatorações onde uma delas será para adicionar a função pede_chute que ficará responsável por coletar a entrada do usuário e manipulá-la antes de seu uso em outras partes do código, deixando o código ainda mais limpo. Na aula Criando mais funções o instrutor apresenta como será feito.

Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços e bons estudos!