5
respostas

[Sugestão] Crescer onde atuo ou mudar de emprego ou carreira

Durante toda minha carreira, trabalhei em apenas uma empresa que tinha plano de carreira. Todo mês tinha o 1:1, conversar com BP e o PDI.

Foi uma experiência fantástica, nunca vou me esquecer.

Porém, durante minha busca por recolocação, percebo que poucas empresas, pelo menos na minha área de atuação, têm esse padrão.

5 respostas

Ola Janete, me permita opinar sobre a questão que você apresenta. Sou administrador, estou há 25 anos numa mesma organização (uma autarquia - universidade pública estadual, como funcionário, administrador), ou seja, sou da geração X e me considero um profissional "à moda antiga" fazendo uma carreira clássica numa mesma organização. Comecei numa função administrativa simples e cheguei ao último topo na unidade em que trabalho. Para as novas gerações, é algo impensável ficar "preso" numa única instituição. Ter muitas oportunidades e vivenciar ambientes diferentes, trabalhar em outras regiões ou países, fazer uma carreira variada, etc., é um grande atrativo e até mesmo um ideal para muitas pessoas. Mas, acho que cada um de nós precisa sempre refletir o que realmente busca, o que te motiva e analisar as possibilidades. No seu caso relatado, era uma boa empresa, com bom plano de carreira. Concordo que poucas empresas ainda tem esse padrão, infelizmente, e você precisará se arriscar a trabalhar em organizações que não tenham uma visão de acompanhamento e carreira. No meu caso, compartilho que sempre me incomodei em não ficar "estagnado na carreira", por isso, por opção pessoal, nos últimos 20 anos continuei conciliando o meu trabalho "durante o dia", minha família e cursos e outras atividades a noite. Tenho uma segunda carreira como professor universitário, que me ajuda a não me sentir "acomodado" com o emprego estável, mas também me dá motivação para servir e ser útil a sociedade, em outras frentes.

Olá Décio, tudo bem?

Parabéns pela sua trajetória!

Boa Noite Janete Alves, tudo bem?

Eu tive experiência parecida com a sua, acho que depende muito da empresa tenho amigos que foram da mesma área que você citou que conseguiram lugares assim, acho que a mentalidade das empresas estão mudando muito.

Boa noite!

Achei interessante esse tema, pois venho refletindo muito sobre essa questão, já há algum tempo. Estou no mesmo cargo há cinco anos e meio, tempo em que na minha concepção, acumulei uma boa bagagem e agora poderia subir um cargo ou mudar de área na própria empresa para aprender mais. Me candidatei a algumas vagas, porém, sem sucesso, nunca me chamaram sequer para uma entrevista. Diante minha frustração, resolvi mudar o selo no meu linkedin para "Open to work". No dia seguinte, minha gestora veio me questionar sobre minha publicação na rede, se eu estava insatisfeita. Eu respondi que não, mas que estava aberta a novas oportunidades, pois não queria ficar estagnada. Mas confesso, que essa situação me incomodou. Ela disse para eu tomar cuidado com o que eu publico nas redes sociais, pois não sabia como a empresa ou o RH encararia o fato de eu ter anunciado meu interesse em busca de novas oportunidades, estando ainda empregada e que isso poderia me afetar negativamente.

O que vocês acham?

Ola Raquel Antequera, sou o Décio, e me permita aqui opinar após suas colocações. Eu não vejo problemas na sua atitude em se posicionar no LinkedIn e mesmo sua resposta sincera à sua gestora. É claro que não conheço sua empresa, e não sei se eles realmente "fariam" o que sua gestora sugeriu, de investigarem suas redes e apenas por sua colocação de "open to work", poderiam te punir, por exemplo, te demitindo. Talvez tenha sido apenas a "sua gestora quem ficou incomodada". Você fazendo seu trabalho de forma dedicada, competente, cumprindo suas tarefas e se posicionando proativamente... sua empresa pode enxergar oportunidades para você... OU... o mercado pode te encontrar. O importante é você manter sua empregabilidade em alta, cuidar investindo em sua formação, carreira, buscando outros conhecimentos, buscando oportunidades (e isso é tanto dentro da empresa quanto fora)... enfim... portas podem se abrir. Não acho que um "post" numa rede profissional como o linkedin, onde você não deve ter criticado sua empresa, por exemplo, apenas ajustou seu status, seja um problema. Sucesso em sua jornada!