1
resposta

[Sugestão] Clonagem e alterações em um repositório (local e remoto).

Boa tarde, galera! Novamente lhes trago a maneira que realizei a atividade proposta ao término da aula.

Crie um novo repositório remoto no Github e insira um arquivo:

Utilizei meu repositório já existente.

Faça um clone do seu repositório remoto para o local:
PowerShell com o comando para clonar um repositório.
Em outro computador, pelo terminal do Windows PowerShell, clonei meu repositório remoto do Jogo do Número Secreto.

Faça uma nova modificação no repositório remoto:
Sinal de modificação no arquivo app.js, sinalizado por esse M.
Visualmente a IDE me mostra os arquivos que estou modificando.

Utilizando o git status.
Também usei o git status para verificar de outra forma arquivos que foram modificados e ainda estão em vermelho pois não foram adicionados ao commit.

Verificando o git status novamente, porém agora os arquivos já foram adicionados ao escopo do commit.
Agora sim temos alterações prontas para o commit.

Realizando o commit.
Fazendo o commit com a alteração do limite dos números sorteados (anteriormente eu já havia modificado para 100 números).

Verificando se o commit foi enviado ao repositório remoto.
Neste outro computador minhas credencias são as mesmas, por isso não houve necessidade de aplicar permissões. Após o git push, o repositório remoto foi atualizado com sucesso.

Usando o GitHub para ver as alterações feitas.
Verificando as mudanças desse último commit pelo GitHub.

Atualize seu repositório local a partir do Remoto:
Utilizando o git pull.
Meu código já está sicronizado com o remoto, por isso não houve a atualização de nenhum arquivo via git pull.

Utilize o comando git remote -v no terminal:
Utilizando o git remote -v para mais detalhes.

Confira as mudanças nos arquivos:
Utilizando o git status novamente.
Como já está tudo sincronizado, no momento não há informações novas no status.

1 resposta

Oi, Arthur! Tudo bom?

Excelente! Você usou muitos comandos importantes do Git.

Soube aplicar o git add de forma eficiente para preparar seus arquivos, aproveitou o git status para verificar as mudanças e entendeu como o git pull é essencial para manter o repositório atualizado.

Permaneça postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Alguns materiais estão em inglês, mas é possível compreendê-los usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!