2
respostas

[Sugestão] Aproveitar a função verificaColisaoBorda() para marcar a pontuação

Olá,

Realizei os passos do vídeo, mas verifiquei que a pontuação está sendo contabilizada sempre de 3 em 3. Acredito que isso aconteça por conta do loop da função draw(), que é realizado rápido demais pra bolinha sair da "área de pontuação". Uma dúvida/sugestão que eu pensei para solucionar isso, seria alterar a função verificaColisaoBorda() para que, toda vez que a bolinha mudar a direção do eixo X por conta da borda, ser contabilizado um ponto para mim ou para meu oponente, dessa forma:

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio > width){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    pontosDoOponente += 1;
  }
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

Eu testei essa solução e aparentemente funcionou. Vocês acham que ela faz sentido?

Muito obrigado pela atenção!

2 respostas

olá Felipe.

Realmente se está a contabilizar mais que um ponto de uma vez, é pq algo não está errado. compartilhe seu projeto conosco!! Não testei a sua ideia, e lhe dou os parabéns se funcionou consigo!! Mas vc está a resolver um problema que não era pra existir. Confira mais uma vez seu código e tenho certeza que vais encontrar algum detalhe que não está de acordo.!! Bons estudos!!

!

Olá, Romeu! Compartilho sim, claro! Pong com minha solução: https://editor.p5js.org/FelipeSaturnino/sketches/1G4qiLy0y Pong que está marcando 3 pontos: https://editor.p5js.org/FelipeSaturnino/sketches/c6lIPM3ij

Muito obrigado pela ajuda!