Oi, Alaerte! Tudo bem?
Desculpa a demora por um retorno.
Infelizmente, em uma hospedagem compartilhada comum, geralmente não é possível executar um servidor WebSocket diretamente. Entretanto, podemos recorrer a algumas alternativas, como usar um serviço de hospedagem que ofereça suporte a WebSocket, como um servidor VPS (Virtual Private Server) ou um serviço de hospedagem em nuvem, tendo assim controle total sobre o ambiente de hospedagem, além de poder configurar nosso próprio servidor WebSocket.
Podemos também usar servidores WebSocket de terceiros como um serviço gerenciado, possivelmente por meio de uma API que permite o envio de requisições POST para executar rotinas em segundo plano, como o Pusher e o Socket.io.
Em relação ao seu cenário especificado, é uma boa opção considerar usar o serviço Pusher, pois ele oferece uma API simples que permite enviar mensagens para os clientes conectados no aplicativo WebSocket. Dessa forma, podemos enviar uma requisição POST utilizando o jQuery para a API do Pusher, e o serviço irá transmitir essa mensagem para os clientes conectados ao aplicativo.
Espero que essa sugestão possa te ajudar a alcançar o resultado desejado. Caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para comunicar, estou à disposição.
Um forte abraço e bons estudos!
Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓