Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Subir o servidor

Fala galera, eu estou estudando a 1 mês mais ou menos, tenho assistido bastante cursos da Alura, e em alguns momentos tenho dificuldade em entender o que foi feito ao final desse curso, como criar um live server e etc. Alguém sabe me dizer se aqui na Alura tem algum curso específico que consiga me explicar melhor o que está acontecendo?

3 respostas
solução!

Oi Matheus, tudo bem?

Infelizmente não temos, porém, vou te auxiliar aqui a subir sua aplicação no servidor local (localhost). Vamos lá!

No seu Visual Studio Code, vamos instalar uma extensão chamada Live Server.

Primeiramente, pesquise por "Live Server" na aba de extensões do Visual Studio Code, e clique com o botão em "instalar":

Instalando Live Server

Depois disso, volte para a pasta do projeto, clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo HTML e selecione a opção Open with Live Server. E pronto, sua aplicação abrirá em localhost!

Nessa aula do curso o instrutor ensina também como faz para habilitar o live server.

Espero ter ajudado, bons estudos =)

Oi Giovanna! Obrigado pela resposta. Então, eu consegui fazer esse processo e fazer rodar a aplicação. A minha dúvida em específico era o que acontecia por baixo dos panos, ou seja, o que isso realmente está fazendo entende? Achei que poderia ter algum curso que faria eu entender melhor. Obrigado!!

Oi Matheus!

Ahh entendi! Bom, sendo assim, eu recomendo você realizar o Curso de HTTP: Entendendo a web por baixo dos panos, para você entender melhor como funciona essa parte do servidor, de requisição e tudo mais. Ou seja, como funciona a Web por baixo dos panos.

O que estamos fazendo aqui basicamente é subindo nossa aplicação no ar, porém em vez de subirmos para qualquer pessoa ver na Web, estamos tornando disponível essa aplicação apenas na nossa máquina, através do localhost.

Bons estudos!