2
respostas

State Design Pattern

Existe alguma forma de converter entidades do banco nessa estretura apresetada no curso de Orçamento e seus estados, sem violar o encapsulamento dos campos e também persistir?

*Não é uma boa pratica manter regras de négocio junto com mapeamento JPA, correto?

Desde já, obrigado.

2 respostas

Fala Audísio, tudo bem?

As classes de modelo, que representam as entidades do banco de dados devem conter apenas as informações relativas ao mapeamento, sem nenhum tipo de regra de negócio. O controle dos estados de uma entidade devem ser feitos através de uma classe de serviço, onde as regras de mudança de estado são implementadas. Na prática a entidade Orçamento mapeia os atributos e a classe de serviço é quem sabe as regras de manipulação entre os estados/regras de negócio.

Eai Otávio , blz?

Entendi o conceito dessas camadas, mas voltando a primeira pergunta.

Para eu carregar uma classe de serviço com a representação do registro persistido e tanto o contrario, persisti a representação da classe de serviço, não existe magica, vou ter que gerar algum código que converta ou transforme essas representações?

E provavelmente esse código deve ficar dentro de cada classe de serviço, para conhecer suas entranhas.

Obrigado pela atenção Otávio, caso tenha algum material para indicar.

at.te

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software