Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Spring com JSF/Primefaces

Boa tarde

Estou começando com desenvolvimento web e tive alguns problemas no início deste curso que não vêm ao caso agora e no fim, decidi mudar para outro curso. O meu objetivo era poder trabalhar com Primefaces, Maven e JPA.

Porém este outro curso ensina Spring e ao final dele, perguntei no forum como usar o Primefaces no projeto (eu havia assumido que Primefaces fosse só um framework de front-end que pudesse ser adicionado a qualquer projeto web). Me foi então informado que não seria possível, pois o Spring usa JSP e o JSF/Primefaces usa xhtml entre outras distinções.

Mas aqui (não tive tempo de fazer este curso ainda) falas que é possível aplicar Spring a um projeto com Primefaces. O contrário também é válido?

O curso que fiz foi o Spring MVC I. Gostei bastante da arquitetura utilizada no curso e queria usar em um projeto simples que preciso entregar na segunda com Primefaces.

Isso seria possível? Na minha correria para a entrega, acabei tendo que pegar o projeto pronto deste curso e tentar entender ele só na leitura do código pra poder realizar minha entrega com Primefaces... Estou desde metade da semana me amaldiçoando por ter escolhido o "curso errado" hehehe

Fico no aguardo, mesmo que depois de minha entrega :) gostaria muito de poder usar aquela arquitetura em projetos futuros.

Obrigado!

2 respostas
solução!

Oi Guilherme, tudo bom?

No google você até encontra tutoriais de integração de Spring com Primefaces e Hibernate. Entretanto, são duas abordagens opostas de arquitetura já que um é MVC de Pull e o outro de Push.

Aqui nesse post do Adriano no blog da caelum ele explica a diferença entre eles.

Enfim, é possivel que você consiga integrar ambos, mas não costuma ser algo comum =)

Abraço!

Obrigado, André!

Mais ou menos o que suspeitei. É possível, mas é preferível não ser uma opção.

Vou estudar mais o Spring e frameworks pro Spring que substituam o Primefaces e ver se consigo fazer este curso do início ao fim. Depois disso, decidir pra que lado devo seguir.

Lendo o pessoal na internet, me dá a impressão de que o JSF seria mais moderno, porém o Spring mais coeso... De fato, gostei muito da arquitetura do Spring no curso que tem aqui sobre isso, mas achei que faltou na parte de front-end, apresentar as ferramentas mais usadas no mercado (como é o caso do Primefaces aqui neste curso).

Seria interessante fazer lá o mesmo produto daqui, porém com Spring.

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software