Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Solução Possível

Olá, entendi a solução do professor, e a questão da importância na criação das variáveis para melhor entendimento do código, além de facilitar futuras edições no mesmo. Neste caso, a melhor prática é sempre essa, ou vai do estilo de cada um? Pensando num código mais pesado, ficar criando tantas variáveis não tornaria o processamento mais lento e complexo?

No meu caso, só alterei a forma de utilizar as condições de probabilidade, além de comentar e tentar enxugar um pouco o código, ficando assim:

print("*******************************")
print("Bem vindo ao Jogo da Advinhação")
print("*******************************")

#Define o número secreto
numero_secreto = 42

#Pergunta o número a ser testado (neste caso, um número inteiro)
chute = int(input("Digite aqui o seu número: "))

#Imprime o valor digitado na etapa anterior
print("Você digitou" , chute)

#Verifica e informa sobre o acerto ou erro do número informado
if (chute == numero_secreto):
    print("Você acertou!")
elif (chute > numero_secreto):
    print ("Você errou! O seu chute foi maior do que o número secreto")
else:
    print("Você errou! O seu chute foi menor do que o número secreto")

#Comenta o encerramento do jogo
print("Fim do Jogo")

Mas sigo com essa dúvida sobre as melhores práticas, já pensando em códigos mais robustos no futuro.

PS.: É meu primeiro comentário no site e o primeiro código que posto, estou iniciando no mundo da lógica da programação, tentando aprender um pouco de python, data science e afins pra aplicar na minha área de atuação, e muito empolgado com o material da Alura. Obrigado!

1 resposta
solução!

Daniel, bem vindo ao maravilhoso mundo da computação :) Você vai adorar Python!! Sério! Mas então, sobre tua pergunta, eu diria que, como iniciante, você não se preocupe com isso ainda. Pensar em adequação dos programas à robustez, eficiência e performance é bem legal, obviamente, MAS se isso te custar o processo de aprendizado não vai valer tanto a pena assim. Pense, se você começar a "condensar" demais teus códigos logo de cara, pode acabar deixando certar estruturas que são de natureza mais analíticas ou como você disse, mais "pesadas", mas deixa-las dessa forma pode ser uma boa, caso você ainda não consiga visualizar muito bem certas estruturas de código ou construir pensamento logico de forma mais eficiente. Tente não pular muitos passos. Programação é o que eu digo: Passos de bebe. NUNCA pule fundamentos. NUNCA. Serio. E, sempre que possivel destrinche o codigo. Faça, refaça. Teste. Deu erro? Debugue. Dá um jeito. E, aos poucos, você vai pensando em escalar a coisa. Bem, espero que tenha te ajudado :) E tenha uma bela jornada também, viu!