1. Inseri a solução do professor porém todos os círculos ficam azuis.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue', 'red', 'green']
var indiceCorAtual = 0; // começa com blue
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
indiceCorAtual++;
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
}
return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>
2. Na minha solução consegui atingir o objetivo de fazer a função ser executada sempre que eu clicar, mas por alguma motivo depois do último círculo todos os outros ficam com a mesma cor.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue','red','green'];
var indice = 0;
function desenhaCirculo(evento) {
while(indice < cores.length){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indice];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(indice);
indice++;
break;
}
}
function atualizaIndice(){
if (indice >=2 ){
indice = 0;
}
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
atualizaIndice;
</script>