1
resposta

SOLUÇÃO DO PROFESSOR FICOU CONFUSA

1. Inseri a solução do professor porém todos os círculos ficam azuis.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; // começa com blue

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }

        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>

2. Na minha solução consegui atingir o objetivo de fazer a função ser executada sempre que eu clicar, mas por alguma motivo depois do último círculo todos os outros ficam com a mesma cor.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue','red','green'];
    var indice = 0;

    function desenhaCirculo(evento) {
        while(indice < cores.length){
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = cores[indice];
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
            console.log(indice);
            indice++;                   
            break;
        }

    }
    function atualizaIndice(){
        if (indice >=2 ){
            indice = 0;
        }
    }
    tela.onclick = desenhaCirculo;
    atualizaIndice;
</script>
1 resposta

Bom dia, Pablo.

Não entendi sua dúvida, o primeiro código está funcionando corretamente, lembre-se que para mudar a cor do pincel deve clicar com o botão direito do mouse.

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; // começa com blue

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }

        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>

Espero ter ajudado, abraço.