Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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resposta

Solução diferente a do professor, qual a melhor forma?

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (desenha 
            && x >= 0
                && x <= 50
                    && y >= 0
                        && y <= 50) {
            corAtual = cores[0];
        } else if (desenha 
            && x >= 50
                && x <= 100
                    && y >= 0
                        && y <= 50) {
            corAtual = cores[1];
        } else if (desenha 
            && x >= 100
                && x <= 150
                    && y >= 0
                        && y <= 50) {
            corAtual = cores[2];
        } else if(desenha) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var cores =  ['red', 'green', 'blue'];
    var corAtual = cores[0];
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>

Bom dia,

Eu fiz dessa maneira, porque achei que teria menos escrita, entretanto encontrei os seguintes problemas:

  1. Quando eu coloco o o array de cores na variável corAtual, ele não lê as cores, mesmo que eu coloque corAtual[0] ou corAtual[1] ou corAtual[2];
  2. Pelo fato de não ter colocado onclick, as cores só alternam quando se pressiona o botão do mouse em movimento sobre os quadrados de cor.

Gostaria de saber se a solução do professor é mais indicada, pois cria funções e variáveis próprias ou se soluções mais enxutas são preferíveis.

`

1 resposta
solução!

Olá George, tudo bem?

Em relação a sua primeira questão:

Quando eu coloco o o array de cores na variável corAtual, ele não lê as cores, mesmo que eu coloque corAtual[0] ou corAtual[1] ou corAtual[2];

Você pode me explicar um pouco melhor o que você pretendia fazer ? Pois da maneira com você fez seu código está correta, não entendi bem a razão de copiar o array de cores para a corAtual

Pelo fato de não ter colocado onclick, as cores só alternam quando se pressiona o botão do mouse em movimento sobre os quadrados de cor.

Aqui eu entendo que não foi bem um problema né, a maneira como você fez realmente teremos esse comportamento pois calculamos a cor no momento do desenho, diferente da do professor que calculamos a cor apenas uma vez na captura do clique e depois todo movimento é desenhado com a cor armazenada

Agora a parte fundamental:

Gostaria de saber se a solução do professor é mais indicada, pois cria funções e variáveis próprias ou se soluções mais enxutas são preferíveis.

Então, sempre vai existir esse debate e diversos pontos para se pensar

Eu, particularmente falando, acredito que quantidade de linhas ( e de funções) não é uma boa métrica, as vezes a busca de uma solução mais enxuta acaba criando funções enormes que fazem varias coisas, variáveis com nomes com pouco sentido, e tudo isso irá contribuir para gerar um código que causa muito ruído ao ler, e que aumenta a carga cognitiva ao ler o código

Acredito que não foi o seu caso, você optou por uma forma diferente de fazer o exercício, e que também da muito certo, mas existem vantagens em separar em mais funções, por exemplo:

Pense que além de desenhar movimentando o mouse, pudéssemos criar uma bola, da maneira como o instrutor fez, a função selecionaCor acaba podendo ser reutilizável para mais de uma situação, e isso é muito importante durante o desenvolvimento =)

Então, na maioria das vezes, eu, iria seguir o caminho do professor e quebrar em mais funções, pois acredito que temos uma reaproveitamento maior, e uma legibilidade maior do que está acontecendo :)

Abraços e Bons Estudos!