1
resposta

Sobre Ownership misturado com outras coisas

Se entendi bem, a partir do momento que você instancia um novo objeto, a responsabilidade dele deve pertencer apenas a um escopo, então, enquanto você não usar aquela variável, você pode ir passando quantas vocês você quiser até efetivamente usar a variável? como isso se comporta com praticas comuns de programação como recursividade? onde os objetos vão sendo passados loucamente entre escopos?

1 resposta

Olá, Alexsandro

Sim, você está correto. Quando você instancia um novo objeto em Rust, a responsabilidade por esse objeto pertence a um escopo específico. Esse escopo é geralmente o bloco de código onde a variável foi declarada. Enquanto você não usar a variável, você pode passá-la para outros escopos quantas vezes quiser, desde que não a utilize.

Quando você passa uma variável para uma função, o que acontece é que o Rust move a propriedade (ownership) dessa variável para a função. Isso significa que a função agora é responsável por liberar a memória quando terminar de usar a variável. Isso é chamado de "transferência de ownership".

Agora, quando se trata de práticas comuns de programação como recursividade, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas. Em um cenário de recursividade, os objetos são passados de uma função para outra em um loop. Isso pode levar a um comportamento conhecido como "borrowing". Borrowing é quando uma função toma uma referência a um objeto, mas não assume a propriedade. Isso permite que o objeto seja usado em vários lugares sem ser movido.

Por exemplo, vamos supor que temos uma função recursiva que recebe um vetor como parâmetro:

fn recursiva(vetor: &Vec<i32>) {
    // Algum código aqui...
    recursiva(&vetor);
}

Nesse caso, estamos passando uma referência ao vetor para a função recursiva. A função pode usar o vetor, mas não possui a propriedade dele. Isso significa que podemos chamar a função recursiva várias vezes sem mover o vetor.

Espero que isso esclareça suas dúvidas sobre como o ownership e o borrowing funcionam em Rust, especialmente em relação à recursividade. Se você ainda tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software