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Sobre fazer o briefing, posso enviar por email ou whatsapp as questões, caso o cliente não tenha tempo para uma reunião?

Olá! estou desenvolvendo uma logomarca para uma empresa de embalagem. O cliente sinalizou que não há muito tempo para uma entrevista.Após uma pequena conversa por telefone, formulei algumas questões e enviei por email e pelo whatsapp. Posso fazer isso? Veja as questões e como dei uma introdução. Enviei em PDF, em um papel timbrado com minha logomarca.

BRIEFING WG DISTRIBUIDORA E EMBALAGENS Estou muito feliz pelo contato, estarei trabalhando com muito empenho e carinho na imagem da sua empresa. Para facilitar meu trabalho e satisfazer suas necessidades, preciso de algumas informações. Estou ciente que o tempo para todos é escasso, por isso envio as questões de forma virtual, mas estou a inteira disposição, caso queira conversar pessoalmente.

Como surgiu a empresa? Quais os principais produtos? Qual é o público atendido? Quais os principais desafios? Quem são seus concorrentes? Qual o diferencial da sua empresa, em relação as outras empresas do ramo? Como será feito o contato com os clientes? Visitas pessoais? Vendas on-line? Há ou haverá divulgação nas mídias sociais e site?

Aguardo seu retorno para dar continuidade no desenvolvimento da sua marca.

Meus contatos: (19) 993289241 vivifigueiredo06@yahoo.com.br

Abraço, Viviane Figueiredo

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Oi Viviane!

É comum que clientes não queiram reunir para entrevistas e não tenham tempo para responder muitas perguntas. Esta etapa de pesquisa, porém, é muito importante para ser deixada de lado.

Minha primeira sugestão é: busque o máximo de informação possível na internet. É possível que algumas das questões que você decidiu fazer possam ser respondidas com uma pesquisa mais profunda na web.

Isto feito, acho que um caminho mais dinâmico seria enviar as perguntas que restaram por e-mail. Não há necessidade de enviá-las em um PDF, você pode mandar no corpo do e-mail mesmo, que facilita a resposta.

Lembre-se que a pesquisa ainda não é o briefing. Quando você tiver as respostas, com a cooperação do cliente ou não, é importante que você sintetize as conclusões que tirou e isso sim você pode documentar de forma bem objetiva em um PDF e enviar para o cliente para seu aval.

É a partir deste documento - o briefing - que você começará seu trabalho e é importante que todos estejam na mesma página, para que você não construa seu projeto sobre algo desalinhado com a demanda real do cliente.

Um abraço!