Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Sobre as direções no padding e margin e cores em hedecimal

1) As vezes me confundo sobre a ordem das direções no padding e no margin por exemplo. É primeiro pros lados, depois pra cima e pra baixo? Porém quando colocamos 1 medida pra cada um, parece que muda a ordem.

2) Outra dúvida que fiquei é se o professor sabe essas cores em hedecimal de cabeça kkk. Existe algum site que consigo tirar essas cores?

5 respostas

Olá Karolina, tudo bem?

Vou responder suas perguntas da mesma forma, por tópicos. 1 - Nas propriedades margin e padding podemos passar as medidas das seguintes formas:

padding: 12px; Se aplica a todos os lados;

padding: 12px 16px; Será aplicado 12px no eixo vertical, ou seja na parte de cima e de baixo, e 16px nas laterais;

padding: 12px 0px 16px; será aplicado 12px na parte de cima, 0px nas laterais e 16px na parte de baixo.

padding: 12px 0 16px 24px; será aplicado primeiro na parte de cima, depois direita, depois em baixo e por último esquerda.

Eu sempre imagino como se fosse um relógio, que começa às 0h e as medidas vão sendo aplicadas no sentido horário. E esses exemplos se aplicam da mesma forma na propriedade margin.

2 - Com a prática acabamos decorando algumas cores em hexadecimal sim, e existem outras formas de declarar essas cores. Alguns exemplos são, o uso de palavra-chave, que é o uso do nome das cores em inglês, o formato RGB, que basicamente declara 3 porções de 0 a 255 das cores vermelha(R = red), verde(G = green) e azul(B = blue), e o formato HSL(hue, saturation, lightness), que se imaginar de forma visual seria como um cilindro, onde sua lateral teria tonalidades enumeradas de 0 a 360 sendo que 0 é a cor vermelha, a distância entre o centro e a extremidade será a saturação dessa cor que é medido em porcentagem e por último a distância da base ao topo do cilindro será a luminosidade dessa tonalidade também declarada em porcentagem.

Exemplo:

background-color: DarkBlue
background-color: #00008b;
background-color: rgb(0, 0, 139);
background-color: hsl(240, 100%, 27%);

O site https://www.w3schools.com/colors/colors_picker.asp possui um recurso legal para você ver um pouco mais sobre as cores.

Abraço. Bons estudos.

Boa tarde

Sobre a 1) A comparação com o relógio me ajudou bastante a entender as orientações no margin e padding

Sobre 2) a) O hexadecimal tem algum padrão para esses números também né? Me esqueci. Não sei se é igual o RGB (vermelho, verde e preto).

b) Sobre o que me explicou das cores, eu entendi que com a prática a gente vai gravando, porém é possível calcula de cabeça os números exatos pra rgb ou hsl para achar as cores desejadas? E obrigada pelo site, vou olhar!
solução!

Olá Karolina, tudo bem?

Fico feliz, me ajuda bastante também.

O Hexadecimal segue o mesmo esquema de porções do RGB (vermelho, verde e azul), onde cada caractere podem ser codificadas, por números hexadecimais, como, FFAA00 – 1,2,3,4,5,6,7,8,9,a,b,c,d,e,f. Sendo que a combinação dos 2 primeiros é a cor vermelha, em seguida é a cor verde e por último a cor azul. Se for usar essas cores em hexadecimal vai perceber que as demais ficam com 0.

Vermelho: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeVerde: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeNão é green, mas é um tom de verde. :)

Azul: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeSobre calcular, acredito que com os exemplos a cima você consegue ir praticando.

Bons estudos.

;)

Recomendo que voce utilize as cores padroes com a utilizacao das palavras-chaves por ex: red, white.. caso voce queira fazer uma cor mais complexa e bem especifica te recomendo o site: https://color.adobe.com/pt/create/color-wheel onde voce pode brincar com as cores e te dar o codigo do hexadecimal.

Obrigada pelas respostas!