Ola! Finalizei o curso de Gulp e tive alguns problemas em alguns projetos pessoais ( cheguei a abrir um tópico sobre eles no forum). Coincidentemente ao iniciar o curso de Performance Web 1, visualizei o arquivo disponibilizado gulp.js, e fiquei com algumas duvidas, que possivelmente são respostas para os possíveis problemas que estou tendo nos meus projetos com Gulp. Vamos la:
No arquivo não vi as declarações dos módulos como explicado no curso de Gulp:
var gulp = require('gulp')
,imagemin = require('gulp-imagemin') //copmctacao de imgs
,clean = require('gulp-clean') //delete folder para copia
,concat = require('gulp-concat') //concatenacao de arquivos
,htmlReplace = require('gulp-html-replace')
,uglify = require('gulp-uglify') //minificacao de js
,usemin = require('gulp-usemin') //automacao de concatenacao
,cssmin = require('gulp-cssmin') //minificaca css
Porem vi que existe uma linha que me chamou a atenção, que ao meu ver automatiza essa declaração. O que exatamente esta fazendo essa linha?
var $ = require('gulp-load-plugins')({rename: {'gulp-rev-delete-original':'revdel', 'gulp-if': 'if'}});
Vi também no final que é inserido um código nao falado no curso de Gulp, que parece que ordena as tasks ( algo que eu estava precisando para resolver meus problemas sem usar dependencias encadeadas nas task, que ao meu ver, dificulta um pouco a leitura e entendimento imediato, tendo que seguir a ordem: "luizinho chama zezinho, que chama Joaozinho que chama pedrinho..." )
gulp.task('default', $.sequence('clean', 'copy', 'build'));
Esse $.sequence, que nao ficou claro pra mim, onde a variavel $ foi declarada la em cima com o require...
Obrigado!!!!