Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

SERVIÇO NO LINUX VIA SYSTEM CALLS??

Na empresa que trabalho, existe um software (em produção estável há muito tempo), que roda como serviço no Linux, que foi implementado através de scripts shell. Me deram uma missão de programá-lo na linguagem C (e não, de scripts shell como está atualmente), E ISTO É UMA EXIGÊNCIA!!. Estou pensando em utilizar System Calls (What Are System Calls and What Are They For). Time Alura, podem me dar uma opinião se é viável cumprir esta missão através das System Calls programando na linguagem C? Desde já, agradeço!

2 respostas

Olá, Alberto.

Tudo bem?

Muito legal a sua missão, é bem desafiadora! Então, a linguagem C é uma excelente escolha para a implementação de serviços no Linux, principalmente devido à sua eficiência e controle próximo ao hardware.

Agora, sobre o uso de System Calls, eles são fundamentais para a interação do seu programa com o sistema operativo. System Calls são interfaces que permitem que o seu programa em C solicite serviços do kernel do sistema operacional, como criação de processos, manipulação de arquivos e diretórios, comunicação entre processos, acesso a dispositivos de hardware, etc.

Portanto, sim, é totalmente viável cumprir sua missão utilizando System Calls na linguagem C. Por exemplo, você pode usar a System Call "fork()" para criar um novo processo, ou "open()" para abrir um arquivo, e assim por diante.

No entanto, é importante lembrar que programar em C com System Calls requer um bom entendimento do funcionamento do sistema operacional e do gerenciamento de recursos. Além disso, você deve estar ciente de que erros de programação em C, como estouro de buffer e vazamento de memória, podem ser mais difíceis de detectar e corrigir do que em linguagens de alto nível.

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Já venho utilizando as "5 types of Input/Output System Calls" (open ao invés de fopen,etc). Diante disso, vou continuar evoluindo e estudar a System Call fork() para criar um novo processo. Renan Lima, obrigado pela passagem de conhecimento e pró atividade!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software