Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Seria interessante separar as funções de segurança e demais funcionalidades?

Seria interessante separar as funções de segurança e demais funcionalidades (ex. manutenção de usuários, manutenção de posts, etc) em mais de uma api? Nesse caso as apis resultantes ficariam com menos funções e portanto muito mais simples?

1 resposta
solução!

Oi Alex, espero que esteja bem.

Essa questão de separar em APIs diferentes é mais ligada à arquitetura de software.

O recomendado é que, caso a gente queira mesmo dividir em APIs diferentes, a gente faça isso de uma forma mais lógica - pelo negócio e/ou arquitetura do nosso projeto, no caso, o nosso blog.

Especificamente sobre essa API, não acredito que seja ideal separar as funcionalidades em APIs diferentes, porque todas atendem o mesmo projeto diretamente.

Mesmo que a gente separa em uma API para usuários e outra para posts, vamos ter que manter as funcionalidades relativas a segurança em ambas as APIs, e isso impacta também na forma como organizamos nosso código - nosso projeto está em um único repositório, uma única pasta.

Agora imagine empresas grandes como o Telegram, Netflix, Twitter e até aqui mesmo a plataforma da Alura - temos diversas funcionalidades, como os cursos, categorias e formações, posts, etc. Se cada parte fosse uma API diferente, em repositórios diferentes, a gente teria que cuidar de conseguir passar as mesmas diretrizes e técnicas de segurança para todas as APIs.

Se tornam mais simples, mas em troca temos uma responsabilidade maior na modularização do código.

Deixo aqui alguns episódios do nosso podcast Hipsters.tech falando mais sobre o assunto:

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software