Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Separação de responsabilidades e boas práticas entre front e back

Oi, boa noite!

Estou com uma dúvida quando o assunto é a separação de reponsabilidades entre front e back end e as boas práticas.

Por exemplo, imagine uma página Web que contém uma tabela onde eu posso editar valores monetários, e essa alteração é refletida em outras linhas dessa tabela.

coluna 1 II coluna 2

Linha 1 - Valor x

Linha 2 - Valor y

Linha 3 - Valor z

Agora imagine que se eu alterar algum valor na linha 2 ou 3, um tratamento deverá ser feito em cima dese número e o valor da linha 1 valor X será atualizado.

Minha dúvida é a seguinte, eu devo realizar esse tratamento no back end ou no front end?

1-) O tratamento feito faz parte da regra de negócio, mas não é um cálculo sigiloso. A regra é aberta. Ele deve estar no back end ou posso desenvolver a lógica no front end? É uma má prática deixar alguma regra de negócio no front end por mais simples que ela seja?

2-) Caso não seja uma boa prática deixar a lógica no front, a lógica sera feita no back-end e o número de requisições no servidor aumentará consideravelmente. O número de requisições no servidor pode ser considerado um problema? Eu não devo evitar fazer muitas chamadas ao servidor de aplicação por mais que a infraestruta da aplicação esteja preparada pra isso?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Fala aí Daniel, beleza? Bom, vamos lá:

1-) O tratamento feito faz parte da regra de negócio, mas não é um cálculo sigiloso. A regra é aberta. Ele deve estar no back end ou posso desenvolver a lógica no front end? É uma má prática deixar alguma regra de negócio no front end por mais simples que ela seja?

Bom, quando o assunto é regra de negócio, ela deve ficar na maioria das vezes e sempre que possível no back, o front tem que se preocupar como mostrar as informações e regras de visualização.

2-) Caso não seja uma boa prática deixar a lógica no front, a lógica sera feita no back-end e o número de requisições no servidor aumentará consideravelmente. O número de requisições no servidor pode ser considerado um problema? Eu não devo evitar fazer muitas chamadas ao servidor de aplicação por mais que a infraestruta da aplicação esteja preparada pra isso?

Uma solução seria você ao término da edição de uma linha, já manda uma requisição PUT para a API, ela irá te retornar os dados atualizados onde você irá de fato mostrar na tela.

Caso isso não seja possível, dai seria melhor realizar o cálculo no front, dado o cenário e problema, essa talvez seja a melhor solução.

Veja que não existe SEMPRE e sim CENÁRIOS e SITUAÇÕES, claro que temos boas práticas e recomendações, mas, em alguns cenários algumas coisas não podem ser seguidas á risco, não podemos ser muito extremistas.

Espero ter ajudado.

Muito obrigado pela explicação, Matheus!