3
respostas

Selenium com java

Tenho uma questão, no meu trabalho tem uma aplicação que corre com c# no visual studio que é o nosso back end e depois tem o front end construido em power apps que faz a integração com a api e a minha questão é se voces da ALURA podem ajudar me como eu conseguiria proceder para fazer testes automatizados na interface da consola que está sendo desenvolvida em power apps? ou seja, posso utilizar java com selenium apesar dos programadores terem o codigo em c# e depois tenho quue pedir o codigo fonte do back end ou do front end ou só através da url? ou seja, como faço para que coloque as questões correctas de forma a tentar pedir ajuda deles porque não são muito receptivos e estou farto de testes manuais e sinto me estagnado e não consigo aproveitar meu conhecimento devido à pouca abertura da equipa?

Peço vos que me ajudem pff.

Obrigado

3 respostas

Olá Ricardo,

Entendo sua situação e a frustração com a falta de abertura da equipe para a automação de testes. Vamos ver como posso ajudar com algumas sugestões.

Primeiramente, sim, você pode usar Java com Selenium para testar a interface do usuário, mesmo que o backend esteja em C#. O Selenium é uma ferramenta de automação de navegador que funciona independentemente da linguagem de programação utilizada no backend. O que você precisa é de acesso à interface web que deseja testar, ou seja, a URL da aplicação.

Aqui estão algumas sugestões para você proceder:

1. Acesso à URL: Você precisa da URL da aplicação que deseja testar. Não é necessário ter o código-fonte do backend ou frontend para realizar testes de interface com o Selenium. O importante é que você consiga acessar a aplicação através do navegador.

2. Entendimento dos Fluxos: Tente documentar ou entender bem os fluxos de uso da aplicação que você deseja automatizar. Isso te ajudará a escrever scripts de teste que realmente validem os comportamentos esperados.

3. Comunicação com a Equipe: Quando for abordar sua equipe, você pode explicar os benefícios da automação de testes, como a redução de erros manuais e o aumento da eficiência nos testes de regressão. Tente mostrar como isso pode beneficiar o trabalho de todos.

4. Prototipagem de Testes: Se possível, crie um pequeno exemplo de teste automatizado utilizando Selenium em Java para demonstrar como isso pode funcionar. Às vezes, um exemplo prático pode ajudar a convencer a equipe sobre os benefícios.

Espero que essas dicas ajudem você a iniciar com os testes automatizados. É um passo importante e pode realmente fazer a diferença na sua produtividade e na qualidade do produto final.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá Rodrigo,

Muito obrigado pela sua resposta e depois de terminar o curso de selenium-testes-automatizados-aceitacao-java, vou proceder com o pedido da URL da aplicação que desejo testar juntamente com o gestor de projecto e seguir com os seus outros conselhos.

Gostava de saber se esse curso de selenium-testes-automatizados-aceitação-java é suficiente para me lançar nos testes automatizados ou se há mais cursos de selenium com java mais avançados?

Obrigado.

Boa noite Rodrigo,

Surgiu me uma duvida no decorrer do curso que é o seguinte, nessa imagem, durante o curso você teve a necessidade por exemplo no caso de encontrar o id para o elemento "fulano" de ter que introduzir esse id no template, ou seja, na pagina onde estava a tag span.

Minha questão é, eu podia falar com o programador que desenvolve o front end em power apps e pedir o codigo fonte e se no caso de não encontrar um elemento com o id poder alterar no codigo que ele me deu? e depois não teria efeitos secundários no desenvolvimento da aplicação ou teria que avisar que precisava de fazer essa introdução de id?

Outra questão é podia fazer os testes de interface regressivos com selenium usando em ambiente local ou teria que criar uma pasta com os testes feitos na biblioteca de selenium mas dentro do codigo fonte desenvolvido com c# e no ambiente de desenvolvimento? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade