2
respostas

Segurança ao criar usuário

No Linux II há a seguinte afirmação:

*"Lembre-se que para alterar a permissão da pasta você deve estar logado com o usuário jose, que é o dono da pasta, ou com o usuário root, que não tem restrições." *

Não entendo. O próprio usuário pode alterar suas permissões com relação ao grupo, basta estar logado como usuário. Não deveria ser apenas o usuário root ? Penso que apenas o administrador do sistema puderia alterar as permissões dos outros usuários.

Poderia me explicar a lógica do Linux com relação à segurança nesses casos?

Abç

2 respostas

Olá Glauco! Tudo certo? Espero que sim.

De fato, o usuário que cria determinada pasta dentro do sistema tem a capacidade de definir as permissões do grupo, além do usuário root.

Isso acaba fazendo sentido se pensarmos no seguinte contexto:

Uma pessoa quer instalar um programa em seu computador e quer compartilhar o acesso a esse programa com os outros usuários do computador (família ou colegas). Se apenas o usuário root fosse capaz de definir as permissões, essa pessoa precisaria entender o suficiente sobre o funcionamento do terminal para poder acessar o root. Algo não prático se analisarmos os interesses e conhecimentos de todas as pessoas no geral.

No contexto do exemplo acima a pessoa poderia definir, ainda dentro do processo de instalação do programa, o acesso livre ao restante de usuários do computador. No caso de uma pasta, bastaria acessar o menu "Propriedades" de mesma como o botão direito do mouse (sem a necessidade de usar o terminal).

 

Imagem que mostra o menu Propriedades de uma pasta qualquer do computador, com um marca-texto ressaltando a opção de Permissões

 

Dessa forma, o usuário que instala determinado programa (ou cria determinada pasta) também possui a capacidade de definir permissões dentro do grupo.

Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição.

Obrigado!