Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Se tocar na borda,volte

A função "movimento" do "se tocar na borda, volte" não está funcionando corretamente. Quando eu a adiciono, ela bate na borda e ao invés de voltar ela nasce em outro lugar e assim continua. Gostaria de saber se é apenas um bug ou estou fazendo errado

3 respostas
solução!

Olá Renato, como vai?

Provavelmente tem alguma coisa que está faltando definir no seu código pra esse comando funcionar corretamente, mas pra saber o que é e conseguir te ajudar melhor preciso que compartilhe com a gente o link do seu projeto no Scratch, beleza?

Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Indicação do botão compartilhar na barra superior do scratch

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor.

=)

obrigado por responder. Aqui está o link ja do código https://scratch.mit.edu/projects/571375641/editor // https://scratch.mit.edu/accounts/login/?next=/mystuff/#shared

Oi Renato, agora consegui acessar, obrigada!

Já sei o que aconteceu, vamos precisar ajustar duas coisas no seu projeto:

1 - Ajuste do formato da bolinha

Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, e isso pode impactar no funcionamento do seu jogo e estar ajudando a gerar esse bug. Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:

  • Primeiro selecione o ator Sprite1, vá na aba Fantasias, selecione o desenho da bolinha e depois clique em Apagar.

Indicação dos passos para excluir a bolinha no scratch

  • Para criar uma nova bolinha é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha, e pronto, já temos a bolinha com formato corrigido.

Indicação de como desenhar uma nova bolinha

2 - Ajuste no posicionamento da bolinha

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Como a bolinha que você tinha feito estava desenhada fora do centro estava gerando esse bug no seu jogo, mas vou te mostrar como resolver.

  • Para centralizar a bolinha é só ir na aba Fantasias, clicar no ícone de seta para habilitar a seleção, segurar e arrastar a bolinha até que o símbolo de + do centro da bolinha fique exatamente em cima do símbolo de + do centro da área de desenho. Se você não estiver vendo o centro da área de desenho é só ir no botão de diminuir zoom (um desenho de lupa com sinal de -) na parte inferior da área de desenho para enquadrar na tela.

Indicação de centralização da bolinha na área de desenho

Essa observação de centralização você vai precisar repetir quando criar as raquetes pra que elas funcionem corretamente, beleza?

Prontinho, depois de fazer esses ajustes seu jogo vai voltar a funcionar como o esperado e você vai poder continuar as aulas. Testa aí e depois me fala se funcionou.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida é só falar aqui no fórum. Bons estudos por aí =D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software