2
respostas

Se estamos usando um plano cartesiano, pq não usamos valores negativos em Y?

O fundo da imagem possui 500 x 400, onde o 0 do plano cartesiano fica no canto superior esquerdo, assim como desenhado nessa imagem abaixo. Mas quando precisamos colocar o ator, ou o carro por exemplo, nunca é usado números negativos. Exemplo: O ator (vaquinha) é colocado no valor 366 no Y, mas não seria -366 de acordo com o plano cartesiano? Plano Cartesiano

2 respostas

Olá. Achei interessante, no curso de Jogos clássicos parte 1, na introdução acredito que tenha sido usado essa linha de raciocínio.

Olá, Vitória! Tudo certo?

Obrigada por aguardar com paciência um retorno.

O sistema de coordenadas do p5.js é um pouco diferente daquele que geralmente vemos na Matemática.

O Plano Cartesiano é separado em quatro quadrantes. O quadrante de número dois é aquele localizado na parte superior direita. Desse modo, as coordenadas formadas nesse espaço são positivas, tanto para x, quanto para y. É justamente esse quadrante que é utilizado pelo p5.js (porém, de maneira invertida).

Naturalmente, o eixo x tem seus valores aumentados da esquerda para a direita, enquanto os do eixo y, de baixo para cima. No p5.js a situação muda um pouco: a relação do eixo x continua a mesma, mas há uma inversão do eixo y. — logo, os valores crescem de cima para baixo. Isso ocorre em virtude da organização dos pixels em uma tela.

Abaixo, há uma imagem que foca justamente no segundo quadrante e como ele é representado no sistema de coordenadas que levam em consideração a disposição dos pixels:

Ilustração de dois gráficos. O primeiro gráfico, localizado no lado esquerdo, representa o Plano Cartesiano com os seus quatro quadrantes, cujo segundo quadrante, o qual encontra-se na parte superior direita, está destacado por uma cor amarela. O segundo gráfico, localizado no lado direito, apresenta o segundo quadrante do Plano Cartesiano comum com inversão do eixo Y, fazendo com que os valores cresçam da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Para contribuir com seus estudos, deixo um artigo da Alura que fala justamente sobre esse “Plano Cartesiano peculiar” do p5.js:

Caso apareçam dúvidas ao decorrer dos seus estudos ou após minha explicação, lembre-se que você pode enviá-las ao fórum. Fico à disposição para te auxiliar no que for necessário.

Abraços, Vitória!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software