Olá, pessoal!
Estou iniciando minha transição para a área de tecnologia com foco total em Análise de Dados. Gostaria de deixar um elogio à Alura pelas novas Trilhas de Carreira; elas foram fundamentais para organizar meus estudos e evitar que eu ficasse "garimpando" cursos sem direção.
No entanto, agora que tenho uma base melhor, surgiu uma dúvida sobre o "mundo real" fora do ambiente de aprendizado. Gostaria de ouvir a experiência de quem já atua na área:
Rotina: Como é o dia a dia de vocês? Existe um padrão de tempo (ex: 70% limpeza de dados, 20% reuniões, 10% dashboards) ou cada dia é uma surpresa?
Fluxo de Trabalho: Como essas ferramentas se conectam na prática? O que vem primeiro: vocês buscam os dados no SQL, tratam no Python e depois levam para o Power BI? Como é essa divisão e ordem no seu dia?
Outras Ferramentas: Além do básico das trilhas, quais outras ferramentas vocês usam com frequência? (Ex: Ferramentas de automação, CRMs, Cloud, IA?).
Analista de Dados vs. BI: Na visão de quem está no mercado, qual a principal diferença prática entre o Analista de Dados e o Analista de BI? As tarefas e ferramentas mudam muito ou depende da empresa?
Desafios: Qual é a maior diferença que vocês sentiram entre os projetos dos cursos e as demandas que chegam dos gestores no trabalho?
Agradeço muito se puderem compartilhar um pouco da vivência de vocês. Isso vai me ajudar (e a outros iniciantes) a alinhar melhor as expectativas com o mercado!