Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Roteador tem apenas um IP?

Olá. Nessa aula vimos que os roteadores tranformam o IP Privado em um Público, que pode ser usado pela internet. Mas como funciona isso? O roteador usa um ip público para cada aparelho ou apenas um IP para o roteador onde é passado qual ip privado deseja a comunicação? Obrigado.

3 respostas
solução!

Olá Gustavo!

No roteador, cada porta tem seu próprio IP, para a rede local se comunicar, ela usa o Gateway padrão, que é o IP da porta em que essa rede local está conectada. Na outra porta que se conecta com o provedor de serviços existe um IP público. O protocolo NAT vai fazer uma tradução destes IPs e vai permitir que um IP privado faça uma requisição para um IP público e que esse IP público retorne essa requisição.

Mas no geral, cada porta do roteador se conecta a outra rede porque cada porta tem um IP que fazer parte da rede que a porta está conectada.

Um roteador pode se conectar a outro roteador, desde que eles tenham IPs da mesma rede.

Mais pra frente no curso ficará mais clara esta questão.

Espero ter ajudado!

Ah,

Então quer dizer que se eu tentar acessar o site da Google usando meu Computador.

  1. Minha informação passa pelo roteador pelo gateway

  2. O roteador passa para uma outra porta que tem um IP público

  3. O servidor devolve para o IP público que chegou a ele

  4. O roteador manda essa informação para o aparelho que requisitou, no caso meu Computador.

Isso está certo?

Exatamente isso :)

O protocolo NAT traduz o seu pedido e depois traduz a sua resposta.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software