1
resposta

Roteador não conecta no Switch A / falha no DHCP. APIPA está sendo usada

Olá Professor,

Primeiramente gostaria de parabenizar o senhor e a empresa por um curso "bem mão na massa" e também com uma linguagem de fácil compreensão.

Na realidade minha duvida já foi parcialmente respondida no tópico de um colega, referente ao seguinte erro: "Roteador não conecta no Switch A / falha no DHCP. APIPA está sendo usada".

Como resposta a este erro, o senhor orientou a configurar o Switch A na porta 0/4 para o modo Trunk, porém eu fiquei com a seguinte dúvida: Porque na video aula não foi necessário realizar essa configuração para o DHCP funcionar?

Se entendi corretamente na aula de Protocolo DTP x Modo de operação das portas do switch, por padrão as portas ficariam no modo "dynamic auto", o que explicaria o porque não foi configurado o modo trunk no switch A, porém gostaria de saber o que ocorreu no meu caso e de outros colegas onde foi necessário realizar a configuração manualmente para funcionar o DHCP?

Obrigado!

1 resposta

Olá, Matheus!

Fico feliz que esteja gostando do curso! Sobre a sua dúvida, vamos tentar esclarecer o que pode estar acontecendo.

Na videoaula, o comportamento esperado é que as portas dos switches da Cisco, por padrão, estejam configuradas no modo "dynamic auto". Isso significa que elas podem negociar automaticamente o modo de operação, seja "access" ou "trunk", dependendo do dispositivo ao qual estão conectadas.

No entanto, em algumas situações, essa negociação automática pode não ocorrer como esperado. Isso pode ser devido a várias razões, como:

Configurações pré-existentes: Se o switch já tiver configurações anteriores que possam interferir no comportamento padrão, isso pode afetar a negociação automática.

Problemas no cabo ou na porta: Um cabo defeituoso ou uma porta com problemas pode impedir que a negociação automática funcione corretamente.

Ao configurar a porta manualmente para o modo "trunk", você está garantindo que todas as VLANs possam trafegar por essa porta, o que é essencial para que o DHCP funcione corretamente em um ambiente com VLANs.

No seu caso, ao configurar manualmente a porta para o modo "trunk", você está eliminando qualquer incerteza sobre como a porta deve operar, garantindo que o tráfego de múltiplas VLANs possa passar e que o DHCP funcione corretamente.

Bons estudos!