1
resposta

[Dúvida] Sem conexão ao browser.

Sugestão
Me deparei com o professor pulando uma etapa do processo.

Caso seja proposital, é um processo importante para instigar os alunos a procurar o "erro" ou analisar o processo faltante. Minha sugestão é que o professor informe ou alerte que devemos realizar um procedimento para completar o projeto na descrição da aula e informar o passo a passo para conferir se bate com o do professor.

O procedimento que segui:

No server adicionei um IP static:
IPV4 Address: 172.16.4.2
Mask: 255.255.254.0
Gateway: 172.16.4.1

Além de seguir os procedimentos da aula, eu realizei o procedimento:

No Switch C :
#interface Fa (0/4)
#switchport mode trunk
#exit

(Verifiquem se está habilitado o browser, se está ON no servidor. O meu não mostrava por conta de configuração de exibição.)

Após esse procedimento, o browser apresentou ao puxar o IP (172.16.4.1).

Duvida
Qual a diferença de conectar pelo IP estático e configurar um DHCP para o servidor, e por que ao pesquisar por 172.16.4.2 não exibe a informação porem funciona ao realizar ping no prompt.

1 resposta

Oii, Deyvison! Tudo bem?

Parabéns pela iniciativa de investigar além do tutorial. Esse perfil investigativo de testar cenários e buscar os porquês é exatamente o que diferencia um bom profissional de redes e DevOps.

Sobre o ajuste que você fez no Switch alterando para Trunk, vale um alerta importante. O modo Trunk é desenhado para passar tráfego de várias VLANs (geralmente entre switches), enquanto servidores e computadores normalmente devem ser conectados em portas configuradas como Access. Se funcionou como Trunk, provavelmente o tráfego caiu na VLAN nativa, mas a boa prática recomendada é manter como Access para garantir que o dispositivo final receba os dados corretamente.

Quanto à sua dúvida sobre IPs, a diferença fundamental é a previsibilidade. Usamos IP Estático em servidores porque eles funcionam como "lojas" que precisam de um endereço fixo e conhecido para que todos os clientes saibam onde encontrá-los. Já o DHCP é usado para os computadores clientes porque, para quem visita a loja, não importa qual "vaga de estacionamento" (IP) ele vai usar naquele momento, desde que consiga conexão.

Por fim, sobre o Ping funcionar e o navegador não, isso ocorre porque são ferramentas de camadas diferentes. O Ping testa apenas se existe uma "estrada" conectando os dois pontos, mas não verifica se a "porta da loja" está aberta. É muito comum o Ping responder (a rede está ok), mas o site não abrir porque o serviço HTTP está desligado no servidor ou porque você tentou acessar o IP do Gateway (172.16.4.1) em vez do IP do servidor (172.16.4.2). Verifique se o serviço HTTP está ligado (ON) e se o endereço no navegador é exatamente o final .2.

Bons estudos e continue com essa curiosidade.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!