1
resposta

Rotas API e WEB no mesmo projeto Laravel???

Boa noite, Sou iniciante no Laravel e gostaria de saber o seguinte:

A própria documentação orienta a não utilizar mais o Lumen para criar API's e agora somente o Laravel. Se eu quero desenvolver uma API e em seguida o site que vai consumir essa API, faz sentido utilizar o mesmo projeto e apenas gerenciar pelas rotas? E quando for publicar, teria algum problema com isso?

1 resposta

Oi, Daniel! Tudo bem?

Desculpa a demora por um retorno.

É perfeitamente possível utilizar o Laravel para desenvolver tanto a API quanto o site que vai consumir essa API no mesmo projeto. Na verdade, essa é uma abordagem comum e muitas vezes preferida, pois permite compartilhar código e recursos entre as duas partes do sistema.

Com o Laravel conseguimos definir rotas separadas para a API e para o site, dessa forma, conseguimos controlar o fluxo e a lógica de cada um deles, mantendo a separação e organização do código. Por exemplo, podemos definir as rotas da API em um arquivo routes/api.php e as rotas do site em um arquivo routes/web.php, permitindo o fácil gerenciamento de rotas para cada parte do sistema de forma separada.

O Laravel também oferece suporte para hospedar tanto a API quanto o site no mesmo servidor e domínio, ou até mesmo em domínios diferentes, se necessário.

No momento da publicação, precisaremos apenas garantir que as configurações do servidor estejam corretas para lidar com as solicitações da API e do site. Devemos configurar o servidor web corretamente para redirecionar as solicitações para o Laravel e garantir que o arquivo index.php seja tratado adequadamente.

Espero ter ajudado. Caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para comunicar, estou à disposição.

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓