Nesta aula, absorvi conhecimento sobre como reproduzir a sensação correta de objetos à distância, aplicando a perspectiva atmosférica utilizando camadas de ajuste. Esse conceito é fundamental em áreas como arquitetura e design urbano, onde a representação precisa da profundidade e distância é essencial para criar ambientes realistas e imersivos. Por exemplo, empresas de visualização arquitetônica usam essa técnica para criar maquetes virtuais que ajudam os clientes a visualizar projetos antes da construção.
Além disso, aprendi a criar a reflexão de objetos na superfície da água, observando a projeção de sombra e a incidência correta da reflexão na superfície com o ajuste Blend if. Essa habilidade é valiosa em indústrias como a de entretenimento, onde a criação de ambientes aquáticos é comum em filmes, animações e jogos. Por exemplo, estúdios de animação usam essa técnica para criar cenas subaquáticas realistas em filmes de animação.
Por fim, explorei como reforçar a ambientação da cena, incorporando mais elementos e usando pincéis personalizados. Essa prática é crucial em diversas áreas, desde o design de jogos até a produção de filmes de fantasia. Por exemplo, empresas de desenvolvimento de jogos usam essa técnica para criar mundos virtuais detalhados e imersivos, enquanto estúdios de cinema usam para construir cenários épicos em filmes de ficção científica e fantasia.