Oi Gustavo, tudo bem?
Pode utilizar o próprio modelo sem nenhum problema, inclusive é uma abordagem bem comum de ser feita. Entretanto tenho algumas observações pela amostra que apresentou:
Nome do método: deixaria com mais descrição para indicar que vai devolver uma data no formato brasileiro, afinal está sendo realizada uma formatação específica.
Reutilização: da maneira como fez, apenas o modelo Transacao
será capaz de usufruir dessa lógica que, dependendo do que for adicionar no projeto, poderia ser reaproveitada.
Pensando justamente nesses detalhes, criar a Extension Function é bem benéfico, pois é possível reutilizar esse comportamento em uma instância genérica de data como é o caso da API do Calendar
.
Respondendo a sua última pergunta: não é uma má prática o que você apresentou como solução, porém, é importante saber o impacto que tem e como pode deixar o seu código mais flexível.
De uma maneira resumida: recomendo que faça a Extension Function para formatar a data e ser reutilizada onde for necessário, matenha a função da classe Transacao
para que ela mesmo saiba formata a sua data, mas deixe o nome mais descritivo para que seja clçlaro o suficiente sobre o que está sendo retornado (uma data num formato brasileiro) e, dentro dela, faça uso da Extension Function.
Se tiver alguma dúvida é só falar.
[]s