1
resposta

[Dúvida] Similaridade entre códigos Mobile e Web

Estou começando meus estudos em programação e surgiu uma dúvida: existe alguma similaridade entre o código desenvolvido para aplicativos mobile e o código usado para Web Apps?

Por exemplo:
Se eu aprender a desenvolver para mobile, esse conhecimento pode ser aproveitado em aplicações web? Ou cada plataforma exige uma base totalmente diferente de tecnologias e linguagens?

Quero entender qual é o melhor caminho para estudar e como as áreas se conectam.
Obrigado!

1 resposta

Oi, Wanderson! Como vai?

Sim, existe similaridade entre mobile e web, mas cada área usa tecnologias diferentes.
O que realmente se aproveita entre as duas são conceitos fundamentais, como:

• lógica de programação
  • consumo de APIs
  • organização do código
  • ideia de componentes e estados

Esses conhecimentos funcionam tanto em sites, quanto em apps mobile.

Onde muda?

• Web usa HTML, CSS e JavaScript.
  • Mobile nativo usa Kotlin (Android) e Swift (iOS).
  • Mobile multiplataforma (React Native, Flutter) usa uma linguagem única que gera apps para Android e iOS — e, em alguns casos, também para Web.

Por isso, se você começar pela Web, boa parte do pensamento lógico e estrutural vai te ajudar no mobile.
Principalmente se você escolher React Native, que é muito parecido com React (Web).

Se você está iniciando, recomendo:

1. Começar pela Web para criar base sólida (HTML, CSS, JavaScript).
  2. Depois migrar para mobile multiplataforma, onde conseguirá aproveitar boa parte do aprendizado.

Assim, você entende como tudo se conecta e progride de forma natural.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado