Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Resposta: Quais são os empecilhos que o Waterfall pode trazer ao desenvolver um Software?

O método Waterfall não permite alterações no projeto aprovado ao longo de seu desenvolvimento. O que funciona muito bem para projetos de outras áreas da engenharia. Porém, quando falamos do desenvolvimento de softwares, falamos de projetos baseados em hispósetes: “suposições que o cliente acredita que podem funcionar para o seu público-alvo”. Conforme o projeto evolui, o mercado muda, e são adquiridos novos conhecimentos. Essas novas informações resultam na necessidade de uma mudança de rota, de estabeler novas prioridades, e realizar ajustes no projeto inicial. O que não é permitido dentro da metodologia Waterfall.

5 respostas

O método de cascata ou waterfall não permite adequações de cascata sem que novo contrato seja realizado, ou seja, o desenvolvimento segue o fluxo previamente determinado e, apenas a conclusão de todas as etapas deste fluxo, novas implementações poderão introduzidas em um novo fluxo de desenvolvimento.

Em um contexto de incertezas onde não é muito bem definido qual o resultado esperado, além da possibilidade de mudanças provocadas por agentes externos e internos, o modelo waterfall apresenta certas dificuldade em perceber a mudança (ciclo longo de feedback, apenas na entrega do projeto) de se adequar as mudanças, pois percebendo a mudança apenas no final do projeto o custo de alteração acaba por inviabilizar o projeto.

O método cascata foi desenvolvido para uma outra época, que para os padrões de então funcionava, vejam o projeto Apollo da NASA. A questão é que se tiver uma mudança de requisito, complica tudo.

solução!

Eu acredito que devemos avaliar todo um contexto antes de decidir utilizar metodologia X ou Y. Claro que os benefícios das metodologias ágeis são enormes, mas eu penso que devemos avaliar tudo e não apenas o projeto para decidir. Hoje eu decidiria pelo método ágil em praticamente tudo, mas assim como o desenvolvimento, não podemos ser 8 ou 80.

Eu acho que o método cascata, justamente por não permitir mudanças entre suas etapas, contribui para o "engessamento" de qualquer desenvolvimento. É claro que, em outras épocas, com outras mentalidades, ele foi viável, caso contrário, não existiria. Porém, com a crescente demanda por flexibilidade, inovação, satisfação do cliente, gerenciamento de prazos e tempo, além de otimização de processos (afinal tudo é mutável) o fez se tornar, de certa forma, "obsoleto" para essa finalidade, pois a necessidade de adaptação das mudanças em seu processo de desenvolvimento fez-se considerar a agilidade no sentido metodológico.