6
respostas

Resposta - Esquadro #2 (não acho que necessitava desses cálculos todos como foi feito pelo instrutor...)

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    function desenharTriangulo(xa, ya, xc, yc, cor) {
        var tela = document.querySelector('canvas');
        var pincel = tela.getContext('2d');

        pincel.fillStyle= cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.moveTo(xa, ya);
        pincel.lineTo(xa, yc);
        pincel.lineTo(xc, yc);
        pincel.fill();
    }

    desenharTriangulo(50, 50, 400, 400, 'black' );

    desenharTriangulo(100, 175, 275, 350, 'white' );
</script>
6 respostas

Essa também foi a melhor forma de fazer antes de ver a resposta do instrutor. Seria dificil chegar naqueles calculos!

Também achei melhor fazer dessa forma!!

E wu quebrando cabeça para usar o beginPath e chamar o fillRect que seria mais fácil, quase fiquei maluco kkkk, tentando fazer isso ai fui olhar a opinião do instrutor e ai que não entendi nada. depois descubro que sem todos aqueles cálculos tenho o mesmo resultado rsrsrs. Quem sabe futuramente eu entenda e possa utilizar aqueles cauculos...

tbm acho.

Ele quis mostrar que com uma formula correta , qualquer valor que colocar em (xa, ya,) iguais e qualquer valor que colocar em (xc, yc,) iguais e sendo(xa, ya,) menor (xc, yc,) e sem precisar toda hora que quiser um tamanho diferente ter que ir por tentativa e erro ou tentativa e acerto, até achar a proporção correta para tal. Vcs conseguem um um esquadro perfeito com apenas um desenhaEsquadro.

Oi pessoal! Publiquei minha resolução comentada neste link: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-resolucao-comentada-do-exercicio-esquadro-2-220106

Tentei explicar como fazer pra automatizar a criação do esquadro. Espero que gostem!