1
resposta

Resposta do desafio - Comunicação e suas difentes formas

Ao analisar o vídeo, percebi que gesticulo muito com as mãos, movendo-as de um lado para o outro e de várias formas, tentando enfatizar ou exemplificar pontos do assunto sobre o qual estou falando. Também não consigo manter meus olhos fixos em um único ponto; fico olhando para diferentes direções ou pontos a cada momento. Isso não atrapalha minha comunicação, mas também não ajuda.

Outra questão é que tenho tendência a falar muito rápido. Para o meu ritmo de raciocínio, não é difícil compreender, mas entendo que nem todos têm o mesmo ritmo que eu, então a transmissão da mensagem pode ser prejudicada. Também reparei que tenho alguns vícios linguísticos, que geram muita repetição no uso de certas palavras ou expressões.

Com relação à minha postura, pareço mais relaxado na cadeira onde estava ao gravar. Meus ombros estavam caídos e minha coluna não estava ereta. Não sei dizer se fico assim o tempo todo, mas acredito que essa seja uma posição frequente em que me coloco.

1 resposta

Olá, Alyson! Tudo bem?

Parabéns por realizar essa atividade! É ótimo que você esteja se dedicando a analisar e melhorar sua comunicação não verbal, pois isso é uma parte essencial da comunicação assertiva. Vou comentar sobre alguns pontos que você abordou:

1. Gestos com as mãos: Gesticular pode ser uma ferramenta poderosa para enfatizar suas palavras, mas é importante que os gestos estejam alinhados com o que você está dizendo. Tente usar gestos mais controlados e específicos para evitar distrações. Por exemplo, quando enfatizar um ponto importante, use um gesto firme e claro, como abrir as mãos ou apontar.

2. Contato visual: Manter o contato visual ajuda a criar uma conexão com seu público. Se olhar fixamente para um ponto é desconfortável, você pode tentar a técnica do "triângulo", que consiste em alternar o olhar entre os olhos e a boca da pessoa, ou, se estiver gravando, entre diferentes pontos da câmera.

3. Ritmo da fala: Falar devagar pode ser desafiador, mas é crucial para garantir que sua mensagem seja compreendida. Experimente pausar entre frases ou ideias para dar tempo ao seu público de processar a informação. Uma dica prática é gravar a si mesmo e ouvir a gravação, ajustando o ritmo conforme necessário.

4. Vícios linguísticos: Identificar palavras ou expressões que você usa repetidamente é o primeiro passo. Tente substituí-las por sinônimos ou reformular suas frases. Fazer exercícios de dicção e leitura em voz alta pode ajudar a diversificar seu vocabulário.

5. Postura: Uma postura ereta transmite confiança e clareza. Ao gravar, imagine que há um fio puxando o topo da sua cabeça para cima, ajudando a alinhar sua coluna. Praticar em frente a um espelho pode ser útil para se acostumar com uma postura mais assertiva.

Espero que essas dicas ajudem você a aprimorar suas habilidades de comunicação. Lembre-se de que a prática constante é fundamental para o desenvolvimento.

Agradecemos por compartilhar sua resposta com a comunidade Alura!

Conte com o apoio do fórum em sua jornada :)

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!