Fala, galera, tudo na paz ?
Depois de muitas horas botando o tico e o teco pra trabalhar, finalmente, consegui realizar a última atividade do Lógica 2.
Confesso que este curso foi um pouco complicado pra mim (principalmente, o módulo 3), mas o aprendizado foi bem interessante !
Segue abaixo a resolução do exercício:
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho);
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function selecionaCor(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x < xVermelho + tamanhoQuadrados){
cor = 'red';
} else if(x > xVermelho + tamanhoQuadrados && x < xVerde + tamanhoQuadrados){
cor = 'green';
} else if(x > xVerde + tamanhoQuadrados && x < xAzul + tamanhoQuadrados) {
cor = 'blue';
}
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha) {
if(x >= 0 && x <= 160 && y > 0 && y < 60) {
return true; // aqui, a ideia foi considerar um valor maior que 150 pra coordenada 'x' e um maior que 50 pra 'y' (entendi que o y seria equivalente ao tamanho do quadrado).
}
desenhaCirculo(x, y, 5, cor);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var cor;
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = selecionaCor; // conforme o usuário clica na cor, ela é selecionada.
</script>