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resposta

Resolução da atividade 'Tiro ao alvo aleatório'

HTML:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

JavaScript:

var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");

pincel.fillStyle = "lightgray";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

var raio = 10;
var xAleatorio = sorteiaPosicao;
var yAleatorio = sorteiaPosicao;

function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
    pincel.fillStyle = cor;
    pincel.beginPath();
    pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
    pincel.fill();
}

function limpaTela() {
    pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}

function desenhaAlvo(x, y) {
    desenhaCirculo(x, y, raio + 20, "red"); // maior círculo
    desenhaCirculo(x, y, raio + 10, "white");
    desenhaCirculo(x, y, raio, "red"); // menor circulo
}

function sorteiaPosicao(max) {
    return Math.floor(Math.random() * max);
}

function atualizaTela() {
    limpaTela();
    xAleatorio = sorteiaPosicao(550);
    yAleatorio = sorteiaPosicao(350);
    desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}

setInterval(atualizaTela, 1000);

function dispara(evento) {
    var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
    var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

    if ((x >= xAleatorio - raio) 
    &&(x <= xAleatorio + raio) 
    &&(y >= yAleatorio - raio) 
    &&(y <= yAleatorio + raio)) {
        console.log("ACERTOU");
    } else {
        console.log("ERROU");
    }
}
tela.onclick = dispara;

Ver o jogo funcionando: target__practice

1 resposta

Oi, Daniel! Tudo bem?

Parabéns pelo seu empenho, seu projeto ficou excelente!

Caso tenha alguma dúvida não deixe de compartilhar.

Continue praticando, bons estudos e até mais.