Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Requerer permissão para utilizar cookies, câmera, microfone, certificado ssl, https...

Olá, em meus estudos, principalmente sobre Java, surgiram algumas dúvidas recentemente, que são:

*01: Em meus experimentos com hospedagem, consegui hospedar apenas no protocolo HTTP e não no HTTPS; isso ocorre porque não tenho o certificado SSL? Como posso instalar o certificado SSL em minha aplicação Spring Boot Java?

*02: Em muitos sites que visito, é comum solicitar permissão para usar cookies. No entanto, não entendo por que isso é necessário. Por que os sites precisam da MINHA PERMISSÃO para usar cookies? Eles não poderiam acessar os cookies sem minha permissão ou, talvez, "mentir" no texto para que aceitemos o uso de cookies sem saber? Além disso, o que os sites ganham ao acessar meus cookies?

Se essas são respostas que encontrarei estudando DevOps, admito que ainda não assisti a nenhuma aula ou li algum artigo sobre esse tema.

1 resposta
solução!

Oii Robert, tudo bem?

Vou por partes para responder suas dúvidas:

1. Hospedagem com HTTPS e Certificado SSL Sim, você tá correto. Pra hospedar sua aplicação usando o protocolo HTTPS, é necessário ter um certificado SSL. O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que cria um canal criptografado entre o servidor web e o navegador do usuário. Isso garante que todos os dados transmitidos sejam seguros.

Para instalar um certificado SSL em sua aplicação Spring Boot Java, você pode seguir estes passos básicos:

1. Obtenha um Certificado SSL: Você pode adquirir um certificado SSL de uma Autoridade Certificadora (CA) como Let's Encrypt, Comodo, ou outras. E aí você vai precisar configurar o Certificado no Spring Boot.

2. Permissão para Uso de Cookies

Os sites precisam da sua permissão para usar cookies devido a regulamentações de privacidade, como o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) na União Europeia e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil. Essas leis exigem que os sites obtenham consentimento explícito dos usuários antes de coletar ou processar seus dados pessoais.

• Privacidade: Os cookies podem armazenar informações pessoais, como preferências de usuário, histórico de navegação, e dados de login. Sem sua permissão, o uso desses dados seria uma violação de privacidade.
  • Transparência: As regulamentações exigem que os sites sejam transparentes sobre como e por que estão coletando dados.
  • Segurança: Permitir que os sites usem cookies sem permissão poderia levar a abusos e violações de dados.

Os sites ganham várias vantagens ao acessar seus cookies, como:

• Personalização: Melhorar a experiência do usuário, lembrando suas preferências e configurações.
  • Análise: Coletar dados para análise de comportamento do usuário, ajudando a melhorar o site.
  • Publicidade: Oferecer anúncios mais relevantes com base no seu histórico de navegação.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.