Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

rem definido no HTML perde a flexibilidade?

Bom, primeiramente gostaria de dizer que a aula que trata das medidas de fontes foi na minha opinião bastante confusa. Talvez o autor deveria ter feito um vídeo maior e explicando mais detalhadamente, com mais exemplos, e com exemplos de utilização no mundo real.

Uma das minhas dúvidas é a seguinte:

A medida rem terá como base o valor de font-size definido para a tag html, caso este atributo não seja definido na tag html, então a medida passará a tomar como base o tamanho padrão da fonte do navegador do usuário.

No curso o autor deu exemplos aumentando o valor da fonte do navegador. Basicamente então, se eu definir um tamanho de fonte pra tag html eu impossibilito o usuário de trocar o tamanho da fonte no navegador dele, pois mesmo que ele troque, tudo que eu defini como rem se baseará no atributo font-size da tag html. Ou seja, a tag rem não é muito flexível, correto? Pois ou eu não mexo no font-size da html ou o usuário não mexe no tamanho da fonte do navegador. Além disso caso eu não tenha definido um tamanho de fonte para os parágrafos, estes aumentariam quando o navegador tivesse sua fonte aumentada, então ficaria uma bagunça caso eu tivesse definido um rem para os outros elementos e um valor de font-size para a tag html.

Este pensamento está correto?

E a medida em? Esta aumentaria normalmente caso o usuário aumentasse o tamanho da fonte do navegador? Alguém pode dar exemplos de como e quais medidas utilizar em situações reais?

Desculpem pela quantidade de perguntas, mas está ligeiramente complicado compreender este assunto.

2 respostas
solução!

Oi Pedro!

É um bom pensamento esse seu. Realmente se voce colocar um tamanho fixo de font-size no html, ele impede que o usuário mude o tamanho da fonte.

Mas é importante tbm analisar qual a importância disso hoje em dia. Antigamente (~IE6) os browsers ao dar zoom aumentavam o font-size. Hoje em dia não é mais assim. O zoom dos navegadores modernos não é em cima do font-size; é um zoom mesmo na página toda, inclusive em elementos fixos.

Então eu não sei se realmente é uma preocupação tão importante impedir o usuário de mexer no font-size.

Mas, é possível se precaver com isso. Ao colocar o font-size no html, ao invés de usar uma medida fixa, use uma medida flexível como %:

html { font-size: 150%; }

Isso vai tornar a fonte 1.5x maior que a fonte base do navegador do usuário. E se usar rem nos demais elementos, o cálculo leva em conta isso tbm.

Entendi melhor, obrigado! Li mais sobre isso também em outros sites o que me ajudou a entender melhor, apesar de ainda não estar claro pra mim se é melhor usar em ou rem. Também estou com dúvida com relação a quando o usar o ch, vou abrir outro tópico sobre.