Olá senhores, também gostaria de implementar a lógica de reiniciar o jogo a qualquer instante e pensei no mesmo mecanismo do Daniel. Mas esta implementação (a dele e a minha) têm um bug que não consegui entender o motivo. Poderiam analisar o código e verificar o que está acontencendo? O bug acontece quando se digita algumas palavras e antes do tempo terminar reiniciamos o jogo. Ao fazer isto algumas vezes o contador não mais respeita o limite de zero e começa a apresentar números negativos.
HTML
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Alura Typer</title>
</head>
<body>
    <h1>Alura Typer</h1>
    <p class="frase">Frase aleatória</p>
    <ul class="informacoes">
        <li><span id="tamanho-frase"></span> palavras</li>
        <li><span id="tempo-digitacao">10</span> segundos</li>
    </ul>
    <textarea class="campo-digitacao" rows="8" cols="40"></textarea>
    <button id="botao-reiniciar">Reiniciar jogo</button>
    <ul>
        <li><span id="contador-caracteres">0</span> caracteres</li>
        <li><span id="contador-palavras">0</span> palavras</li>
    </ul>
    <script src="js/jquery.js"></script>
    <script src="js/main.js" /></script>
</body>
</html>
JQUERY
var campo = $(".campo-digitacao");
var tempoInicial = $("#tempo-digitacao").text();
var cronometroID = 0;
function atualizaTamanhoFrase() {
    var frase = $(".frase").text();
    var numPalavras = frase.split(" ").length;
    var tamanhoFrase = $("#tamanho-frase");
    tamanhoFrase.text(numPalavras);
}
function incicializaContadores() {
    campo.on("input", function () {
        var conteudo = campo.val();
        var qtdPalavras = conteudo.split(/\S+/).length - 1;
        $("#contador-palavras").text(qtdPalavras);
        //conta apenas os caracteres sem considerar os espaços inseridos
        $("#contador-caracteres").text(conteudo.replace(/\s+/g, '').length);
    });
}
function inicializarCronometro() {
    var tempoRestante = $("#tempo-digitacao").text();
    console.log("inicio inicializarCronometro() var [tempo inicial]: " + tempoInicial);
    console.log("inicio inicializarCronometro() var [tempo restante]: " + tempoRestante);
    console.log("\n");
    campo.one("focus", function () {
        cronometroID = setInterval(function () {
            tempoRestante--;
            $("#tempo-digitacao").text(tempoRestante);
            if (tempoRestante < 1) {
                campo.attr("disabled", true);
                console.log("parando cronometro ID: " + cronometroID + " em inicializarCronometro");
                console.log("\n");
                clearInterval(cronometroID);
                cronometroID = 0;
            }
        }, 1000);
        console.log("novo cronometro ID em focus: " + cronometroID);
    });
    console.log("fim inicializarCronometro() var [tempo inicial]: " + tempoInicial);
    console.log("fim inicializarCronometro() var [tempo restante]: " + tempoRestante);
    console.log("\n");
}
function reiniciarJogo() {
    $("#botao-reiniciar").click(function () {
        console.log("parando cronometro ID: " + cronometroID + " em reiniciarJogo");
        console.log("\n");
        campo.attr("disabled", false);
        campo.val("");
        $("#contador-palavras").text("0");
        $("#contador-caracteres").text("0");
        $("#tempo-digitacao").text(tempoInicial);
        clearInterval(cronometroID);
        inicializarCronometro();
    });
}
$(document).ready(function () {
    atualizaTamanhoFrase();
    incicializaContadores();
    inicializarCronometro();
    $("#botao-reiniciar").on("click", reiniciarJogo);
})