Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Uma dúvida... Na lógica da programação, fica claro que é muito importante deixar seus código com fácil entendimento, dessa forma, seria uma boa prática se a definição de uma função ficar com o nome um pouco grande, para assim ficar bem endendido?

6 respostas

Não tem problema fazer isso, o que é importa é você entender o que a função está fazendo.

solução!

Olá. Sim, mas é preciso sempre equilíbrio, que é a palavra-chave para a maioria das coisas. Um nome como "obterSaldoDoCliente" embora explicativo, é grande demais. Por outro lado, um nome como "obSdCli", embora muito mais curto, deixa o desenvolvedor sem entender do que se trata. Dessa forma, eu colocaria "obterSaldoCliente", ou usaria de termos já conhecidos em programaçao, como o get: getSaldoCliente. Eu costumo não colocar as preposições "de", "da" e "do".

Isso também tem a ver com a forma como você escreve o código. Se você cria uma só função que faz muitas coisas, vai acabar tendo que escrever um nome grande demais para explicar o que ela faz, e funções muito grandes com certeza não são uma boa prática. Por isso é interessante usar de bons padrões de design, evitar funções que fazem coisas demais, dividir seu código em várias partes, e por aí vai.

Acredito que o importante é entender o conceito do que esta sendo passado para facilitar o entendimento da função.

Geralmente nas organizações em que passei seguia-se um padrão na nomenclatura. Sei que temos nossa forma pessoal de codar, mas quando estamos em uma organização devemos nos adptar a mesma e seguir o que já vem sendo feito no código por outros devs.

Muito bem observado Ícaro, eu não trabalhei na área ainda mas concordo com a sua opinião também. Obrigado por compartilhar!

Obrigada a todos pelas observações :)