3
respostas

ReferenceError: verificaColisaoRaqueteOponente is not defined

Aconetece este erro, ReferenceError: verificaColisaoRaqueteOponente is not defined, não sei como resolve-lo, achei outra duvida como a minha a resposta era esta:

Na function marcaPonto() há uma chave a mais { . Isso já resolve seu problema.

Porém na function movimentaRaqueteOponente(){ Você tem que usar raqueteAltura / 2 - 30; Acho que deve melhorar sua colisão. Em todo o caso, isso fica pra você experimentar. Porque o valor de raquete comprimento é 10, e não faz sentido vc dividir 10 por 2 e depois subtrair 30. Sim, há uma confusão nessa aula, quando o instrutor diz comprimento ele se refere ao valor 90, e se não me engano e faz o contrário no código. Bons estudos!!

Mas não resolveu meu problema, abaixo segue meu projeto



//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
      yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
      yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
                              xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar(){
  fill(255);
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(pontosDoOponente, 321, 26)
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}
3 respostas

Opa Henrique, tudo certo?

O erro em questão indica que a função verificaColisaoRaqueteOponente() não foi definida, isso pode ocorrer por não ser possível encontrar essa função. Testando o código em questão funciona normalmente, o erro em questão não se apresenta. Poderia por gentileza compartilhar o link do seu projeto no p5?

Para compartilhar o projeto no P5, siga os passos abaixo:

  • Com o p5 aberto e já logado, clique em File (arquivo)
  • Logo depois em Share(compartilhar)
  • Por fim, copie o terceiro link do "edit".
  • Cole o link na resposta do fórum

Sequências de imagens em formato gif, demonstram o passo a passo de como compartilhar o código pelo p5.js Se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, estou à disposição, conte comigo!

Tenha um bom dia e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Opa Henrique.

Na função de colisão importamos uma biblioteca para realizar a colisão, a “p5.collide.2d”, essa biblioteca é responsável pela a colisão no nosso novo código, sendo assim, precisamos adicionar o arquivo dessa biblioteca no nosso código.

Você pode verificar o passo a passo para adicionar essa biblioteca na aula Importando outra biblioteca a partir dos 00:30.

Ademais, reforço que precisamos referenciar o arquivo no nosso index.html, para fazer a conexão no nosso projeto.

<script src="p5.collide2d.js"></script>

Fico à disposição.

Desejo um bom dia e bons estudos.