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Ref. Marca / Produto

Existe alguma diferença na criação de um produto x uma marca? Se já possuimos uma marca, e queremos diferenciar um produto para que o próprio produto tenha vida própria futura, qual o caminho a seguir? Grato

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solução!

Oi Giuliana, tudo bem?

Vejo criação de produto como um site, aplicativo, algo mais "palpável" por assim dizer.

Marca já vejo como algo que pode envolver bem um produto.

Aqui na empresa temos a marca Grupo Caelum, com diversas outras marcas (Alura, Casa do Código, etc). E cada uma dessas marcas possui produtos diferentes (cursos online, ebooks, etc).

Ainda falando da Caelum, com produtos novos, gostamos de tentar fazer alguma referência com uma marca já conhecida. Como a Alura Start ou Alura Línguas por exemplo.

Há outros rumos que podem ser tomados, como fazer marcas bem distantes, como a própria Caelum e Alura. Outro exemplo era a antiga Net e Virtua, que era a mesma coisa, e hoje é só Net Internet, Net TV, etc.

Não sou especialista em branding, mas nessa situação que você colocou eu arriscaria fazer uma marca relacionada apenas se a primeira marca é interessante.

Esses são meus 5 cents! Espero ter ajudado!

Abcs!

Concordo com o Natan.

A marca é a cara da empresa, representa os ideais da empresa perante o cliente. A criação desta é muito mais complexa e envolve o que o cliente sente ao ver nome, logotipo, ou qualquer outra coisa relacionado a marca.

Já o produto está sob a marca, diz respeito a produtos (físicos ou não) ou até serviços relacionados àquela marca.

Pra que o produto tenha vida própria eu recomendo estudar a sua persona, entender o que seus clientes precisam / querem.

Algumas dicas que pra mim tem sido úteis:

  1. Entenda quanto $$ seus clientes conseguem pagar pra que você tenha um preço competitivo,
  2. Crie uma identidade visual memorável para o seu produto (por exemplo rótulo, peças de marketing, etc),
  3. Disponibilize em pontos de venda onde seus clientes realmente vão para comprar,
  4. Se relacione com os clientes, utilize bem as redes sociais para se relacionar com seus clientes.

Espero que tenha ajudado. Abraço!

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