1
resposta

Redirecionamento com | e sort

Quando uso o comando abaixo eu redireciono a saída do comando para o arquivo listagem.txt, com isso o arquivo é criado u mnovo arquivo listagemm.txt

grep ssh services > listagem.txt

Quando uso o comando abaixo estou adicionando linhas no arquivo listagem .txt, pois o arquivo já existe

grep 3389 service >> listagem.txt

Oque não entendo foi porque quando uso o comando abaixo o arquivo listagem.txt é apagado seu conteúdo?

cat listagem.txt | sort  > listagem.txt
1 resposta

Olá Daniel, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno.

Quando o comando cat listagem.txt | sort > listagem.txt é executado, ele cria um pipeline (|) que consiste em dois comandos em sequência: cat listagem.txt e sort. O comando cat listagem.txt lê o conteúdo do arquivo listagem.txt e o envia para o comando sort, que ordena as linhas em ordem alfabética. Em seguida, o resultado ordenado é redirecionado (>) para o mesmo arquivo listagem.txt, substituindo seu conteúdo anterior.

O comportamento padrão do redirecionamento (>) em sistemas operacionais Unix-like, como Linux e macOS,é criar um novo arquivo ou substituir o conteúdo de um arquivo existente. Assim, o uso do redirecionamento de saída > faz com que o conteúdo original do arquivo listagem.txt seja substitui o pelo resultado ordenado do comando sort, fazendo com que o conteúdo original seja apagado.

Essa é uma armadilha comum ao usar redirecionamento de saída para o mesmo arquivo em que você está lendo ou modificando. Para evitar a perda de dados, é importante redirecionar a saída para um arquivo temporário ou usar um nome de arquivo diferente quando estiver redirecionando a saída de um comando para um arquivo que você deseja preservar. Por exemplo:

cat listagem.txt | sort > listagem_ordenada.txt

Espero ter lhe ajudado. Em caso de dúvidas estou à disposição.

Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software