O conteúdo constante no link https://cursos.alura.com.br/course/acessibilidade-web-design-inclusivos/task/32562 encontra-se absurdamente desatualizado e necessita ser corrigido o quanto antes. Dentre os pontos que encontram-se vencidos, temos em principal que, ao contrario do afirmado, o TEA é sim considerado como uma deficiência, e isso ao menos desde a promulgação da Lei 12.764/2012 (a Alura já existia naquela ocasião?). Outra está no uso dos termos "alto e baixo funcionamento", que além de estarem em desuso, são extremamente discriminatórios.
Capacitismo gritante. Além de jogarem o autista de "baixo funcionamento" no mesmo patamar de um animal, é dito ainda que os autistas de auto funcionamento podem adquirir algumas skills...
Como assim, algumas?
Eu até iria sugerir um novo texto, mas são tantas alterações que de nada adianta se o vídeo não casar com o conteúdo.
O pior é que por diversas vezes essa impropriedade foi questionada, mas ou nao houve resposta, ou trouxeram uma interpretação literal de que o autismo só seria uma deficiencia para fins legais - como se o autista fosse menos PCD (Pessoa com Deficiencia) do que todos os outros PCD.
Esse argumento não se sustenta. Já que a legislação brasileira não importa, então vamos ver o que o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) americano diz:
"Autism spectrum disorder (ASD) is a developmental disability caused by differences in the brain."
Traduzindo:
"O transtorno do espectro do autismo (TEA) é uma deficiência de desenvolvimento causada por diferenças no cérebro."
Além disso, o próprio Decreto 5.296, de 2004, define Deficiencia Mental da seguinte forma:
"deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
- comunicação;
- cuidado pessoal;
- habilidades sociais;
- utilização dos recursos da comunidade;
- saúde e segurança;
- habilidades acadêmicas;
- lazer; e
- trabalho."
Não é necessário pesquisar muito para descobrir que o Autismo envolve prejuizos à comunicação e habilidades sociais. Logo, mesmo pela vestuta definição de um Decreto (inferior à Leis) de 2004 o Autismo se enquadraria como deficiência.
Mais humildade Alura. Saibam ouvir o que os seus alunos dizem!
Realmente fico sem palavras em encontrar tamanha desinformação em pleno 2023.