Olá Alexsander!
Entendo sua frustração em relação aos exemplos apresentados no curso. É importante que os exemplos sejam relevantes e aplicáveis ao mundo real para facilitar o entendimento e a absorção do conteúdo.
No caso específico da diferença entre Factory
e Builder
, posso te dar uma explicação breve para ajudar a clarear as ideias.
A Factory
é um padrão de projeto que tem como objetivo criar objetos de uma determinada classe sem expor a lógica de criação ao cliente. Ela encapsula a criação do objeto em um método específico, que pode receber parâmetros e retornar uma instância da classe desejada. Um exemplo prático seria uma fábrica de carros, onde você passa o tipo de carro que deseja e a fábrica retorna um objeto desse tipo.
Já o Builder
é um padrão de projeto que tem como objetivo simplificar a criação de objetos complexos, permitindo a construção passo a passo. Ele separa a construção de um objeto complexo em várias etapas, permitindo que você crie diferentes representações do objeto final. Um exemplo prático seria a construção de uma casa, onde você pode ir adicionando cômodos e características aos poucos, até ter a casa completa.
Essas são apenas explicações básicas para te ajudar a entender a diferença entre os dois padrões. Recomendo que você busque mais informações e exemplos práticos para aprofundar seu conhecimento e garantir uma melhor compreensão.
Espero ter ajudado e bons estudos!