1
resposta

[Reclamação] conteúdo dos testes não corresponde ao das aulas

É isso mesmo gente? Os testes não irão tratar sobre o conteúdo da aula anterior?

1 resposta

Olá Jimmena, como você está?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Entendo que pode ser frustrante encontrar atividades mais desafiadoras do que o conteúdo apresentado em aula, mas gostaria de encorajá-la a ver isso como uma oportunidade para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Desafios como estes são uma chance de desenvolver a sua criatividade, capacidade de resolução de problemas e pensamento crítico — habilidades essenciais em qualquer carreira de sucesso. No entanto, reconheço que poderíamos ter oferecido mais suporte e recursos para ajudá-la a se sentir mais preparada para esta atividade, sendo assim, explicarei passo a passo das funções utilizadas e o objetivo desta atividade.

O objetivo do código HTML criado por Wagner é permitir que o usuário digite uma frase em um campo de input e, ao clicar no botão "Copiar", essa frase seja exibida em uma tag span, que está logo após o botão. Além disso, após a cópia da frase, o conteúdo do input deve ser apagado.

Para alcançar esse objetivo, duas propriedades se fazem necessárias: value e textContent, que são usados para acessar e para modificar o conteúdo de um elemento HTML, mas para elementos diferentes. Enquanto, o value é utilizado para capturar elementos de entrada, ou seja, elementos onde o usuário insere dados, o textContent por sua vez é utilizado para acessar ou modificar o conteúdo de texto de um elemento.

Sendo assim, por o elemento input ser um elemento de entrada, ou seja, onde o usuário digita dados, iremos utilizar o atributo value para apagar o valor após o clique no botão copiar. E por o elemento span ser um elemento de texto, para modificá-lo iremos utilizar o atributo textContent. Porém, há uma ordem, primeiro devemos copiar a frase digitada e após isso, apagá-la do campo de digitação, portanto, o código correto da atividade é este apresentado abaixo:

function botaoHandler() {
        copia.textContent = inputFrase.value;
        inputFrase.value = '';
    }

Código completo com a função de copiar

<input class="frase"><button class="botao">Copiar</button><span class="copia"></span>
<script>
    var inputFrase = document.querySelector('.frase');
    var botao = document.querySelector('.botao');
    var copia = document.querySelector('.copia');

 function botaoHandler() {

        copia.textContent = inputFrase.value;
        inputFrase.value = '';
    }

    botao.addEventListener('click', botaoHandler);
 </script>

Caso queira testar o código completo, irá obter como resultado que ao escrever algo no campo de input e clicar em copiar, o texto do campo input é apagado deste campo e este mesmo texto aparece logo após o botão, como mostro no gif abaixo:

GiF apresentando um campo do tipo input e um botão que realiza a cópia do conteúdo digitado no campo input.

Por último, mas não menos importante, gostaria de ressaltar que o conteúdo deste curso foi atualizado para garantir que as informações sejam as mais atualizadas e relevantes possíveis. Te convido a conhecer o novo curso:

Espero ter ajudado! Fico à disposição em caso de dúvidas.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software