14
respostas

Reclamação conteúdo Alura

Todos os cursos que eu faço no Alura que envolvem "criar" um servidor dá algum problema no processo. Nenhum dos cursos que já fiz tem como pré requisito saber criar um servidor e nenhum desses cursos o instrutor explica o que é/como criar um servidor.
Em alguns casos o instrutor fala que é esperado que o aluno já tenha esse conhecimento e, então, vai seguir sem muitas explicações. Mas, até o momento, não encontrei nenhum curso que explique o que é um servidor, o que é o npm init, npm install e o que acontece quando rodamos esses comandos.
Todas as aulas que vi até hoje resolvem essa parte com um "aqui é só rodar o npm install..." e pronto, a mágica acontece. Só que a "mágica" nem sempre acontece como no cenário ideal do vídeo e, sem ter um mínimo de base sobre esse assunto, fica difícil tentar resolver o problema quando um erro explode na tela. 
Nesse curso em específico tive problema tanto com o npm install quanto com o json-server --watch. O json-server nem foi reconhecido porque deveria ter sido instalado globalmente antes, e essa informação não foi passada na aula. Aparentemente, é esperado que o aluno saiba o que é uma dependência, e que ela deve ser instalada para poder executar o comando como foi executado na aula.
Então eu gostaria de saber onde posso encontrar conteúdo sobre esse assunto no Alura. Ou, caso realmente não tenha, por favor façam e coloquem como pré requisito nos cursos que dependem desse conhecimento. 
14 respostas

Fala ai Daniel, tudo bem? Peço desculpas pelos problemas que você vem tendo e agradeço o feedback, vou passar para o pessoal dar uma olhada e verifica possíveis definições de cursos como pré requisitos ou materiais extras durante as atividades (talvez Alura+ ou post no nosso blog).

Espero ter ajudado.

Oi Daniel,

Primeiro peço desculpas pelo problema com servidor e agradeço que disponibilizou a solução.

Obrigado mais uma vez pelo feedback.

Fala Felipe, blz?

Como o Daniel comentou, será que não teria um conteúdo pra explicar essa parte inicial, eu tive o mesmo problema e com ajuda de outros tópicos consegui resolver, mas gostaria de entender o que foi essa parte de simular o servidor, os comandos e tals. Seria possível?

Oi Luiz tudo certo?

o seu problema foi com o json-server?

Na aula3 tem um para saber explicando o funcionamento dessa parte de requisições, esse video cobre bastante sobre o tópico https://cursos.alura.com.br/course/javascript-crud-assincrono/task/86460

Aqui tem um artigo explicando o que é json https://www.alura.com.br/artigos/o-que-e-json

No caso o json-server é o lugar que eu vou buscar informações para exibir na tela.

Obrigado.

Li reli e continua não subindo, fiz todos os cursos que são colocados como pré requisistos e já fui consultar nos mesmo e continuo sem conseguir sair da aula 1 pq simplesmente o npm instal não roda. A pior parte é ver que cada professor usa um terminal diferente, um template diferente e diferentes extensões. Deveria ser obrigatório no inicio do curso o professor passar exatamente o que ele está usando no vs code para que possamos pelo menos nos situar. Já me deparei com varias situações de achar que estava tudo errado por conta de uma cor de template. Nesse curso em especifico o terminal (na aula anterior o professor usava o powershell) é completamente diferente e não sei nem como navegar naquilo ou instalar o npm. Totalmente perdido aqui

Em tempo, olha o meu terminal o que da com npm install


PS C:\Users\camiranda\Desktop\cvs\2016-JS-na-web-crud-com-JavaScript-assincrono-projeto_inicial> npm install
npm WARN saveError ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\camiranda\Desktop\cvs\2016-JS-na-web-crud-com-JavaScript-assincrono-projeto_inicial\package.json'
npm WARN enoent ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\camiranda\Desktop\cvs\2016-JS-na-web-crud-com-JavaScript-assincrono-projeto_inicial\package.json'
npm WARN 2016-JS-na-web-crud-com-JavaScript-assincrono-projeto_inicial No description
npm WARN 2016-JS-na-web-crud-com-JavaScript-assincrono-projeto_inicial No repository field.
npm WARN 2016-JS-na-web-crud-com-JavaScript-assincrono-projeto_inicial No README data
npm WARN 2016-JS-na-web-crud-com-JavaScript-assincrono-projeto_inicial No license field.

up to date in 0.989s
found 0 vulnerabilities

Oi Caio tudo bem,

Esse é o nome do arquivo zipado 2016-JS-na-web-crud-com-JavaScript-assincrono-projeto_inicial

Temos que navegar dentro dessa pasta para o projeto

cd projeto_inicial depois cd admin

E depois rodar o npm install dentro da pasta admin

Ou manualmente depois de descompactar a pasta 2016-JS-na-web-crud-com-JavaScript-assincrono-projeto_inicial dar dois cliques nela, depois dois clique na pasta projeto_inicial e dentro dela clicar com o botão direito na pasta admin e escolher a opção abrir com vscode.

Com isso o vscode vai abrir já na pasta do projeto, então faremos control + j com esse comando o terminal do vscode vai abrir já no caminho da pasta como mostrado na aula, depois disso rodamos o comando npm install

certo e como resolvo isso:

json-server : O arquivo C:\Users\camiranda\AppData\Roaming\npm\json-server.ps1 não pode ser carregado porque a execução de scripts 
foi desabilitada neste sistema. Para obter mais informações, consulte about_Execution_Policies em 
https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=135170.
No linha:1 caractere:1
+ json-server --watch db.json
+ ~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : ErrodeSegurança: (:) [], PSSecurityException
    + FullyQualifiedErrorId : UnauthorizedAccess

Opa Caio tudo certo?

Em qual pasta você rodou o comando do json-server ?

Na aula eu faço o comando json-server --watch db.json

Quando na verdade para rodar localmente precisamos colocar o comando npx antes.

npx json-server --watch db.json

a ta... agora foi, obrigado pelo rápido retorno. Por ultimo se puder, qual template está utilizando? As cores realmente fazem uma boa diferença na didática.

Que bom que resolveu :)

No canto esquerdo do vscode vc clica em Extensions e depois digita SynthWave '84 é a primeira opção que vai aparecer!

Ei Felipe, tudo bom amigo?

Então, vi ali a solução para o problema que você apresentou (que inclusive eu tive também) dizendo para executar o comando npx antes do json-server (que realmente funcionou), mas queria entender um pouco melhor do porque no seu caso funcionou sem o comando "npx" antes e porque nos nossos casos precisou do comando? Existe algum vídeo/documentação que você poderia indicar para entender um pouco mais dos por menores de como funcionam essas conexões com servidor e as rotas? Acho bastante válido que futuramente tenham mais pré-requisitos nesse sentido para esses cursos, como os colegas apontaram acima.

Desde já agradeço sua atenção aí!

Beleza Kevyn,

Obrigado pelo feedback novamente :)

No meu caso funcionou porque o json server estava instalado de forma global no computador `npm install -g json-server, eu deixei esse comentário em uma aula a parte.

Sobre cliente-servidor tem esse alura+ https://cursos.alura.com.br/o-que-e-rest--c119 que explica mais sobre esse conceito.

E temos um curso que aborda o funcionamento da internet https://www.alura.com.br/curso-online-http-fundamentos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software